Estado Presente: Projeto JuventudES 120 projetos foram executados em dez cidades capixabas

As ações contempladas pelo Edital do Projeto JuventudES foram executadas nos dez municípios atendidos pelo Estado Presente. Foram 120 propostas idealizadas e desenvolvidas por jovens  e/ ou coletivos que receberam recursos financeiros para colocar suas ideias em prática. As propostas abordaram questões que atravessam o cotidiano dos proponentes, e de vários jovens que estão no entorno dessa galera, com foco na economia criativa, no empreendedorismo, literatura, raça, gênero, sexualidade, entre outros temas.

 

“O investimento em todo o Projeto JuventudES é de R$ 2,2 milhões. Este é um projeto que valoriza o jovem como protagonista nas comunidades, mudando realidades e transformando vidas, nas cidades que mais precisam. São projetos que levam lazer, cultura, e fomentam a economia criativa. O Governo do Estado faz o maior investimento nas juventudes da história e vem construindo políticas públicas para as juventudes”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

 

O Projeto JuventudES foi realizado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

 

 “É muito gratificante acompanhar um recorte do talento dos jovens capixabas a partir da execução dos projetos selecionados pelo Projeto Juventudes. São ações que confirmam o olhar atento das juventudes do Espírito Santo, com projetos que estimulam a democratização dos saberes e o fomento das potencialidades desses jovens. Para nós, do Instituto Brasil de Cultura e Arte, é uma honra estar em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e viabilizar uma política pública tão potente e transformadora”, afirmou Larissa Delbone, produtora-executiva do IBCA, que gerencia o JuventudES.

 

 

Fórum Estadual das JuventudES

Um momento de trocas e celebração. Assim foi o Fórum Estadual das Juventudes, que marcou o primeiro ano de atividade do Projeto JuventudES. O evento aconteceu no dia 29 de julho de 2023, no Matrix Music Hall, em Cariacica, e contou com a participação de 450 pessoas, entre os contemplados no Edital JuventudES e os jovens atendidos pelos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) do Governo do Estado. Ele fechou os trabalhos iniciados nos fóruns municipais, que aconteceram em dez cidades. 

Os jovens se divertiram com as apresentações do Grupo Olhar de Sedução, formado exclusivamente por mulheres, e com um repertório de samba e pagode, com Chapola MC e o famoso rapper Cesar MC.  Durante a solenidade de lançamento do Almanaque Juventudes. A realização foi da Secretaria de Estado de Direitos Humanos. 

Confira as fotos aqui.

Lançamento do Almanaque JuventudES

Entre as inúmeras atividades que aconteceram no Fórum Estadual das JuventudES, a programação do evento marcou o lançamento da versão impressa do Almanaque JuventudES, publicação que apresenta as ações contempladas no Edital JuventudES. O Almanaque JuventudES apresenta, em textos e fotos, os jovens e/ ou coletivos juvenis responsáveis pelos 120 projetos selecionados e realizados nas 10 cidades atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. 

A proposta da publicação é evidenciar o talento e a criatividade das juventudes em ações que atravessassem o cotidiano desta população, e de quem está no entorno dessa galera, em trabalhos com foco na sustentabilidade, na economia criativa, no empreendedorismo, na literatura, no esporte, além de ações que ampliam e atualizam as discussões sobre raça, gênero e sexualidade, entre outros temas. 

Os trabalhos foram apresentados nos mais diversos suportes: de oficinas a eventos de rua, de hortas comunitárias a disputas esportivas, promovendo o debate, a inclusão e a ação.



Sobre o Almanaque

Dividido em três editorias, o Almanaque traz para o centro da publicação a potência e a criatividade dos jovens capixabas que entregaram projetos que valorizam o debate e a inclusão. Em Juventudes e a Produção Criativa, a pesquisadora Suellen Cruz faz uma análise crítica sobre as particularidades dos jovens capixabas, a partir do seu olhar como técnica de referência nas múltiplas agendas realizadas durante a execução do projeto. 

Depois, em Juventudes e as Cidades apresenta ações desenvolvidas pelos jovens que participam das atividades dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) e moradores desses territórios. Fechando a publicação, Juventudes e Pluralidades conhecemos os projetos desenvolvidos pelos jovens atendidos pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e pelas instituições supervisionadas pela Secretaria da Justiça (Sejus). 

Dá para ler o Almanaque JuventudES on-line. É só clicar e conhecer as ideias dos jovens capixabas. 

Documentos sobre o Projeto JuventudES

Novo cronograma do Projeto JuventudES

Ata Edital JuventudES

Lista dos projetos aprovados no Edital JuventudES

Lista dos projetos inscritos para o Edital JuventudES

Acesse aqui o formulário de inscrição

Edital com as regras de participação

Anexo 1: Vagas prioritárias

Anexo 2: Termo de Responsabilidade para menores de 18 anos

Anexo 3: Anuência de integrantes de coletivos jovens

Anexo 4: Declaração de moradia 

Anexo 5: Modelo de recibo

Anexo 6: Tira-dúvidas

AGENDA

(Maio e junho)

Até o mês de julho todas as ações do Projeto JuventudES serão executadas. São eventos culturais, formações, projetos voltados para a sustentabilidade, saúde e muito mais. Confira as atividades por cidade:

 

Linhares


Primeiro Passo 

Início 25 de maio - 1º Lançamento

 

Como sugere o nome, o projeto Primeiro Passo vai gerar oportunidades para novos talentos no ramo da música iniciarem sua carreira artística gratuitamente. Tendo como base um Home Studio, os jovens que sonham  em ser artistas, terão a chance de ouvir a própria voz numa música, fazer parte de um videoclipe autoral, ou apenas ter a vivência dentro de um estúdio, criado para o projeto. Entre os meses de maio e julho, serão lançadas três músicas e videoclipes. São eles: Josué (25/ 05); Laiza (22/06); PR Lins MC (06/ 07). 



Diálogos de Paris

30 de maio até 12 de julho 



Aprender uma nova língua, e o melhor, de graça!   Essa é a proposta do projeto Diálogos de Paris, que tem início no dia 31 de maio, e que irá oferecer noções básicas aos jovens cadastrados no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Linhares, em Araçá. As aulas serão divididas em quatro módulos de aulas práticas (conversação) e teóricas (verbos e alfabeto).  A aprendizagem de uma nova língua pode beneficiar jovens que já estão no mercado de trabalho e desejam aprimorar o currículo. 



Cariacica 



Artejovem 

Inscrições: a partir de 26 de maio 

Início das aulas: 01 de junho 



O projeto Artejovem vai oferecer uma oficina de dança criativa voltada para conscientização acerca das temáticas de diversidade, inclusão e acessibilidade. As aulas começam no dia 01 de junho, no CRJ Cariacica, em Castelo Branco, e os ensaios serão todas as quinta-feiras, às 18h30. As oficinas serão ministradas por Samara Caetano, bailarina e professora de dança desde 2019 em creches e escolas, e também idealizadora do projeto. As inscrições estarão abertas entre os dias 26 de maio e 01 de junho, e podem ser feitas via instagram (@sam_caetano) ou via whatsapp (27) 996932956



Batalha do Garcia 

De 27 de maio a 15 de julho



A Batalha do Garcia é um projeto cultural que resgata a memória do jovem rapper Garcia Gam - que morreu em 2011, aos 28 anos, de infarto - por meio das rimas sobre o ser negro, jovem e morador de favela, no bairro Padre Gabriel, em Cariacica. A ideia é mostrar a potencialidade do rap como forma de questionar as estruturas e promover a cultura. As batalhas de rima do conhecimento, com o tema Abolição da escravidão, vão começar no dia 27 de maio, na Praça de Padre Gabriel. 


Fique atento a programação, que acontece sempre às 19h: 

27/05 -  Tema: Abolição da escravidão - Praça de Padre Gabriel 

10/06 - Baixada

17/06 - Casinhas

01/07 - Morro do Silêncio 

15/07 - Evento Final - Sábado - Praça de Padre Gabriel



Vitória



(RE) conectARATU

De 26 de maio - 01 de julho 

O projeto “(RE)conectARATU: design popular”, organizado pelo coletivo Mangueoteca, vai fortalecer o interesse da comunidade nas novas tecnologias da informação e da comunicação, além de ampliar o conhecimento e acesso a essas ferramentas. O objetivo é promover e potencializar as produções e serviços locais, tanto relacionados ao comércio quanto à cultura. As oficinas de audiovisual, ferramentas digitais e mídias sociais serão realizadas dos dias 26 de maio ao dia 01 de junho, na Mangueoteca, no bairro Maria Ortiz, em Vitória. As inscrições estão abertas neste link bit.ly/oficinasdesignpopular



Horta Criativa: horta urbana e ação social

27 de maio - mensal



O projeto “Horta Criativa: Horta Urbana e Ação Social", do Coletivo Zacimba Educa, irá implementar uma unidade demonstrativa de agricultura urbana, além de promover capacitações, rodas de conversa e oficinas gratuitas. Um dos objetivos é a produção e cultivo de alimentos saudáveis e plantas medicinais para as famílias envolvidas na ação. As oficinas acontecerão nos bairros Conquista e São Pedro. A oficina tem início a partir do dia 27 de maio, e as inscrições podem ser feitas via WhatsApp 99634-4875 . 



Serra 



Graffiti na área 

De 26 de maio - 18 de junho

O projeto Graffiti na área surgiu de um sonho dos jovens de Novo Horizonte, na Serra: a partir das oficinas de graffiti ofertadas no CRJ do bairro, eles tinham o desejo de realizar um mural que representasse, através da arte, as cenas do cotidiano de seu território. E depois do Edital JuventudES isso vai acontecer! O mural será pintado pelos alunos da CEEFMTI Dr. Getunildo Pimentel, no muro da instituição, no dia 17 de junho. No último dia 26, aconteceu uma roda de conversa. Na sequência, também vai rolar imersão sobre territorialidades para a criação do croqui da pintura, além de uma convocatória para que jovens do território possam participar da pintura do mural.




Aracruz 

Reflorestando Raízes e Vivências do Povo Tupinikim

De 27 de maio até 15 de julho (aos sábados)



O projeto “Reflorestando Raízes e Vivências do Povo Tupinikim”, do coletivo PysasuPak, vai fortalecer a cultura e a história do povo tupinikim. A juventude indígena vai ter aulas sobre a arte de preparar a terra, semear, cuidar, colher e usufruir dos benefícios dela. Vai ser criado um pomar de jenipapo que poderá ser utilizado por toda a comunidade. As atividades acontecerão na Aldeia Caieiras Velha, em Aracruz.

 

Cronograma de Atividades Caravana JuventudES

Fevereiro 2023

Cariacica
Data: 01/02
Horário: 13h30
Local: UNIS
(agenda fechada)

Data: 01/02
Horário: 18h
Local: CRJ Cariacica Rua Che Guevara, nº 191, no bairro Castelo Branco, Cariacica

Data: 03/02
Horário: 09h
Local: UNIP I
(agenda fechada)

Serra
Data: 03/02
Horário: 18h
Local: CRJ Feu Rosa Rua dos Cravos, nº 103A, em Feu Rosa, Serra

Tira-dúvidas do Edital JuventudES

Cariacica
Data: 01/02
Horário: 14h às 17h
Local: CRJ Cariacica Rua Che Guevara, nº 191, no bairro Castelo Branco, Cariacica

Vitória
Data: 02/ 02
Horário: 13h às 18h
Local: CRJ Território do Bem Rua Daniel Abreu Machado, 383, bairro Itararé

Serra
Data: 03/02
Horário: 13h
Local: CRJ Feu Rosa Rua dos Cravos, nº 103A, em Feu Rosa, Serra

Formação Edital JuventudES

 

Serra

Data: 06/02

Horário: 09h

Local: Casa de Semiliberdade Serra, Rua Rui Barbosa, nº 545, Bairro de Fátima.

(agenda fechada)

 

Vila Velha

Data: 06/02

Horário: 17h

Local: CRJ Terra Vermelha, na Rua Barra de São Francisco, 160, Terra Vermelha.

 

Serra

Datas: 07 e 08/02

Horário: 17h às 20h

Local: CRJ Novo Horizonte, na Rua Gaivota, s/n, Novo Horizonte.

 

Cariacica

Data 09/02

Horário: 17h

Local: CRJ Flexal, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 692, em Flexal II.

 

Vila Velha

Data: 09/02

Horário: 15h

Local: Unidade de Internação Metropolitana, na Fazenda Santa Fé, BR 101 km,  313, Xuri.

(agenda fechada)

 

Vila Velha

Data: 06/02

Horário:13h

Local: CRJ Terra Vermelha, na Rua Barra de São Francisco, 160, Terra Vermelha.

 

Vitória

Data: 09/02

Horário: 13h

Local: CRJ Território do Bem, na Rua Daniel Abreu Machado, 383, bairro Itararé.

 

Cariacica

Data 09/02

Horário: 13h

Local: CRJ Flexal, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 692, em Flexal II.

 

Vitória

Data: 10/02

Horário: 14h

Local: CRJ São Pedro, na Rodovia Serafim Derenzi, 5.565, Redenção.

 

Janeiro de 2023


Cidade: Vitória. 
Data: 04/01.
Horário: às 14h.
Local: CRAS Jucutuquara, na Avenida Paulino Muller, 888, Jucutuquara. 
Agenda fechada aos participantes do coletivo.  


Cidade: Vitória. 
Data: 09/01.
Local: CRAS Itararé, na Rua das Palmeiras, 305, em Itararé.
Horário: às 14h.
Agenda fechada aos participantes do coletivo.  


Cidade: Vitória. 
Data: 09/01.
Horário: às 14h.
Local: CRAS Santa Martha, na Avenida Leitão da Silva, 3.375, Andorinhas. 
Agenda fechada aos participantes do coletivo.  


Cidade: Vitória.
Data: 10/01.
Horário: às 14h.
Local: CIS Conquista, na Rua São Nicolau, s/n, no Mirante de Conquista.
Agenda fechada aos participantes do coletivo.  


Cidade Vitória.
Data: 10/01.
Horário: às 18h30.

Local: CRJ Território do Bem, na Rua: Rua Daniel Abreu Machado, 383, Itararé.

Cidade Vitória.
Data: 11/01.
Horário: às 14h.

Local: CRAS Resistência na Rua Tancredo Neves, 79, Resistência.
Agenda fechada aos participantes do coletivo.  

Cidade Vitória.
Data: 11/01.
Horário: às 14h. 

Local: CRAS Santo Antônio, na Rua Albuquerque Tovar, 215, Santo Antônio
Agenda fechada aos participantes do coletivo.  

Cidade Vitória.
Data: 17/01.
Horário: às 14h. 

Local: CRAS Consolação, na Rua Pedro Lima do Rosário, 186, Gurigica.
Agenda fechada aos participantes do coletivo. 

 

Dezembro

Cidade: Vitória.
Data: 06/12/22.
Horário: às 9h e às 14h.
Local: Projovem Continental, na Rua Bertino Borges, 103, Antônio Honório, em Vitória.
Obs:. Atividade restrita ao coletivo

Cidade: Guarapari.
Data: 07/12/22.
Horário: às 9h e às 19h.
Local: EEEFM Zenóbia Leão, na Rua Fernando de Abreu, 417, São Judas Tadeu, Guarapari.
Obs:. Atividade restrita aos alunos

Cidade: Vila Velha.
Data: 08/12/22.
Horário: às 15h.
Local: CRJ Terra Vermelha, na Rua Barra de São Francisco, 160, Terra Vermelha, Vila Velha.

Cidade: Guarapari.
Data: 13/12/22.
Horário: às 19h.
Local: Casa Sinestésica, na Rua Pref. Epaminondas de Almeida, 14 - Parque da Areia Preta, Guarapari. 

Cidade: Aracruz.
Data: 16/12/22. 
Horário:às 19h.
Local:  Aldeia de Irajá, na ES-456, 1195 - Santa Cruz, Aracruz.


Cidade: Aracruz.
Data: 17/12/22.
Horário: 10h
Local:  Aldeia Três Palmeiras, na Unnamed Road Rodovia, ES-010, km 45, Santa Cruz, Aracruz.

 Novembro

Caravana JuventudES Vitória - PROJOVEM (CRAS Santa Martha)

16/11

Caravana JuventudES Vitória - PROJOVEM (CRAS Jucutuquara)

16/11

Caravana JuventudES Vitória - PROJOVEM (CRAS Continental)

17/11

Caravana JuventudES Vila Velha - CRJ Terra Vermelha

17/11

Caravana JuventudES Vitória - CRJ São Pedro

18/11

Caravana JuventudES Vitória - CRJ Novo Horizonte

18/11

Caravana JuventudES Vitória - PROJOVEM (CRAS Itararé)

21/11

Caravana JuventudES Vitória - PROJOVEM (CRAS Santo Antonio)

21/11

Caravana JuventudES Vitória - PROJOVEM (CRAS Centro)

22/11

Caravana JuventudES Vitória - PROJOVEM (Santo Antonio)

22/11

Caravana JuventudES Vitória - PROJOVEM (São Pedro II)

23/11

Caravana JuventudES Vitória - PROJOVEM (Inhanguetá)

24/11

Caravana JuventudES - Serra (CRJ Feu Rosa)

25/11

Caravana JuventudES - Cariacica (Aprender Cultura)

26/11

Caravana JuventudES - Vitória (Soci do PROJOVEM)

26/11

Estado Presente: Projeto JuventudES abre inscrições para apoiar 120 projetos em dez cidades capixabas (janeiro de 2023)

Neste domingo (15) de janeiro, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) lança o edital do Projeto JuventudES, que vai apoiar financeiramente 120 projetos sociais de jovens de 15 a 24 anos com temática jovem, de proteção social e de Direitos Humanos, em dez municípios do Estado, contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Serão contemplados 20 projetos com R$ 10 mil; 30 projetos com R$ 5 mil; 40 projetos com R$ 3 mil e 30 projetos com R$ 1 mil, totalizando um investimento de R$ 500 mil. As inscrições, que serão on-line, podem ser feitas deste domingo (15) até 27 de fevereiro.

O JuventudES está sendo executado pela SEDH, em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), desde agosto de 2022, com a divulgação do projeto nas cidades do Programa Estado Presente. 

Edital JuventudES

O Edital prevê o apoio a projetos inscritos relacionados às mais diferentes formas de expressão e mobilização: audiovisual, artes visuais, cultura popular e tradicional, dança, esporte, gastronomia, literatura, meio ambiente, moda, música, patrimônio, teatro, entre outros. Estão divididos em duas categorias.

Categoria I - “Ações de Proteção Social Organizadas por Coletivos Jovens”

Os coletivos podem propor ações como: rodas de conversa, jogos esportivos, feiras, oficinas, encontros lúdicos, saraus, hortas, propostas que visem ao empreendedorismo, projetos em defesa do meio ambiente, atividades culturais diversas e demais ações coletivas, que viabilizem encontros, trocas de saberes, processos dialógicos e colaborativos.

 

Categoria II - “Ações de Produção de Conteúdo e Fruição Cultural em Direitos Humanos”

As juventudes e/ou os coletivos jovens podem propor projetos de natureza artístico-cultural, de lazer, de esporte, de cunho ambiental, entre outros, prevendo a produção dos respectivos resultados e produtos finais.

Inscrições

As inscrições também podem ser feitas no site do IBCA até 27 de fevereiro. Os interessados devem preencher todos os campos do formulário com todas as informações solicitadas como nome completo, RG, CPF e descrição do projeto.  Somente serão aceitas as inscrições de jovens residentes em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz

Os interessados em participar do presente edital poderão obter outras informações pelo número (27) 99574-4755 ou no endereço eletrônico editaljuventudes@gmail.com.

Vagas prioritárias 

Jovens em cumprimento de medida socioeducativa no Instituto Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e/ou internos do sistema prisional da Secretaria da Justiça (Sejus) têm vagas prioritárias. Essa ação corresponde à promoção das diversidades que compõem as juventudes dos locais contemplados, reconhecendo a autonomia das(os) jovens enquanto sujeitos políticos e, por isso, percebidos enquanto agentes capazes de intervir e transformar suas próprias realidades socioculturais.

 

Caravana

Durante o período vigente do edital, a Caravana JuventudES estará nos municípios contemplados para auxiliar os proponentes. Serão dois momentos voltados para a formação: o Plantão Tira-Dúvidas, em que a equipe irá esclarecer as dúvidas pontuais dos interessados em participar do edital; e Oficinas de Formação, com apresentação e explicação de todas as categorias do edital.

 

O Projeto

Promover a mobilização e o fomento de ações idealizadas por jovens que moram nas periferias do Espírito Santo. Essa é a proposta do Projeto JuventudES, uma ação do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e pelo Programa Estado  Presente em Defesa da Vida, gerida pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

 

Voltado para o público de 15 a 24 anos, o Projeto JuventudES destina especial atenção aos jovens que enfrentam questões decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e egressos e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas, além de questões relacionadas à diversidade sexual, racial, étnica, de deficiências e em situação de rua, mapeando esses jovens, garantindo acompanhamento e efetiva fruição das ações propostas em rede.

 

O projeto será desenvolvido nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Colatina, Linhares e São Mateus, resultando na participação de aproximadamente 7.200 jovens. As ações vão fomentar e acompanhar o desenvolvimento de 120 projetos protagonizados por jovens e/ou coletivos juvenis selecionados nos territórios do projeto Estado Presente: Segurança Cidadã e, desta forma, contribuir para a redução dos índices de violência nos territórios prioritários do projeto.

 

Etapas

 

O Projeto JuventudES está dividido em seis etapas: Mapeamento, Reconhecimento e Articulação, Edital JuventudES, Circuito Formativo em Direitos Humanos, Fórum JuventudES e Catálogo JuventudES.

 

O Mapeamento consiste no momento de aproximação e levantamento de agentes e coletivos juvenis de todo o Estado do Espírito Santo. Em um formato de caravana, a equipe do JuventudES realizará reuniões de apresentação para coletivos, líderes comunitários, comunidades escolares, universidades e organizações dos territórios, com o suporte dos Centros de Referência das Juventudes, no intuito de fortalecer as Redes já existentes em cada uma das localidades no campo da juventude. Estas ações também correspondem à segunda etapa, de Reconhecimento e Articulação.

 

Na sequência, acontece o lançamento do Edital JuventudES, que marca a terceira etapa do projeto, e será dividido em duas categorias: Ações de Proteção Social Organizadas por Coletivos Jovens e Ações de Produção de Conteúdo e Fruição Cultural em Direitos Humanos. O instrumento público selecionará propostas protagonizadas por jovens e coletivos juvenis para receberem aporte técnico-financeiro para o desenvolvimento de ações nos territórios prioritários nas áreas da cultura, educação, empreendedorismo, esporte, meio ambiente, entre outras áreas. Serão incentivados até 120 projetos divididos em quatro categorias: 20 ações no valor de R$ 10 mil; 30 ações no valor de R$ 5 mil; 40 no valor de R$ 3 mil; e 30 ações no valor de R$ 1 mil, totalizando um investimento de R$ 500 mil.

 

Simultaneamente ao lançamento do edital, será realizado o Circuito Formativo em Direitos Humanos. A quarta etapa do projeto consiste na formação das Juventudes de cada território para concorrerem ao Edital JuventudES, desde o preenchimento do formulário até a prestação de contas e relatório final, além de absorverem as demandas específicas relacionadas aos Direitos Humanos e das boas práticas em projetos e que serão aplicadas nas ações cotidianas dos desenvolvidas pelos jovens dos 10 municípios capixabas atendidos pelo Estado Presente.

 

Os projetos selecionados no Edital JuventudES farão parte do Fórum JuventudES. Com caráter consultivo, a quinta etapa do projeto será composta por uma etapa municipal, que será sediada nas 10 cidades atendidas pelo Estado Presente, e por uma etapa estadual. Em sua etapa municipal, o fórum vai debater temas pertinentes às juventudes de cada local e culminará na etapa estadual. Cada fórum municipal elegerá três representantes que vão formar a delegação que compõe as apresentações temáticas no Fórum Estadual JuventudES (todos os temas debatidos nos Fóruns JuventudES de cada uma das cidades são escolhidos pelos jovens por meio de consulta pública amplamente divulgada durante a etapa de Mapeamento e Reconhecimento do projeto).

 

O diagnóstico levantado pelas juventudes vai compor o Catálogo JuventudES - Ano I. Etapa final do projeto, a publicação apresentará mapeamento setorial das 10 cidades atendidas pelo programa Estado Presente com informações precisas sobre as juventudes de cada uma desses municípios, além de textos analíticos produzidos a partir das percepções do impacto das ações dos jovens sobre os seus territórios e análise de impacto sociocultural dos projetos realizados. Também farão parte do Catálogo JuventudES - Ano I as demandas e diagnósticos levantados pelo Fórum JuventudES em Rede bem como a memória dos projetos contemplados pelo Edital JuventudES em Rede.

 

Estado Presente em Defesa da Vida

O JuventudES, que tem duração de um ano, integra os 37 projetos do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Programa tem como objetivo reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, trabalhando de forma integrada com as forças policiais do Estado e a parceria dos demais poderes e órgãos que compõem o sistema de justiça criminal.

Documentos da parceria com o IBCA

Extrato da parceria com o IBCA

Confira aqui o Plano de Trabalho do JuventudES

Primeiro Termo de Apostilamento