Subsecretaria de Políticas para as Juventudes

                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Toda população brasileira entre 15 a 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude (lei 12.852/2013), é considerada jovem. A juventude é marcada por muitas mudanças: físicas, emocionais, sociais, financeiras, comportamentais, é um momento de experiências diversas, de desafios e necessidades que nem sempre são capazes de serem solucionadas individualmente. As possibilidades de vivência da juventude da forma segura, incentivando a sua potencialidade, no momento de maior expansão da sua energia de trabalho e vida, são diferentes para cada pessoa, especialmente se consideramos a desigualdade social, racial, sexual da nossa sociedade.

A vivência da juventude é única, importante, cheia de potência e, muitas vezes, definindo os caminhos que serão trilhados por cada um em suas vidas. Por isso, precisa de uma atenção específica, o que gerou um movimento no mundo inteiro por ações públicas para jovens. O objetivo é contribuir ao máximo no desenvolvimento humano, reduzindo as desigualdades que ficam ainda mais evidentes nesse período da vida. É nesse contexto que as Políticas Públicas de Juventude se tornaram pautas importantes, deram origem a Conselhos, Secretarias, Gerências, Coordenações, Sistemas, Fundos de Juventude, institucionalizando as ações públicas por todo o Brasil.

No Espírito Santo, o órgão responsável por pensar as políticas das juventudes é a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Política para as Juventudes (Subjuv), que inclui a Gerência de Políticas para a Juventude (GEPJ). A Subjuv tem como objetivo principal planejar, executar e articular as ações destinadas às juventudes capixabas, pensando sua diversidade cultural, religiosa, de raça, gênero e localidade. Dentre as atribuições da GEPJ, destaque para a promoção, a articulação, o desenvolvimento e o acompanhamento das políticas públicas que tenham relação com a promoção e defesa dos direitos humanos de jovens.

Serviço

Subsecretaria de Política para as Juventudes (Subjuv)
Endereço: Av. Nossa Sra. da Penha, Edifício RS Trade Tower, 714, Praia do Canto, Vitória, Espírito Santo.
Telefone: (27) 3134-1445.

Sites
www.sedh.es.gov.br
www.juventudes.es.gov.br

Redes sociais
Direitos Humanos ES (Facebook)
@juventude_es (Instagram)

Foto: Ademir Ribeiro/Secom.

Saiba mais sobre o que é Política de Juventude e como você pode participar!

A reunião Estadual de Gestores de Juventude é uma instância de troca e diálogo sobre as políticas das juventudes dos municípios e do Espírito Santo. As reuniões acontecem mensalmente, na primeira terça-feira do mês, coordenadas pela Gerência de Políticas para a Juventude . O objetivo é fortalecer a organização dos gestores, potencializando a articulação e a formulação de políticas de forma coletiva, em todos os territórios do estado, bem como compartilhar as informações das ações e projetos do Estado que sejam relevantes aos municípios e vice-versa. Essas reuniões se configuram em um importante espaço para a troca de experiências entre os gestores e de apoio à execução das políticas de Juventude.

Entre em contato conosco!