Serviços

Foto: Paula Barbosa

O Governo do Estado, por meio das suas diversas Secretarias, está sempre buscando atender as demandas da população. Diversas dessas ações, têm as juventudes como público. Conheça e saiba como acessar!

 

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SEDU)

Programa EscoLAR

EscoLAR é o programa de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) que engloba um conjunto de recursos para apoiar escolas e professores na continuidade do processo de ensino e aprendizagem, especialmente durante este momento de pandemia do novo coronavírus. Por meio da complementação de aprendizagens já adquiridas e do desenvolvimento de novas aprendizagens por parte dos estudantes, o Programa favorece também o reforço escolar. instituído pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo.

O principal recurso utilizado pelo EscoLAR é a transmissão de videoaulas, por meio de canais de televisão e/ou das redes sociais, como Facebook, Youtube, WhatsApp, dentre outros, nos formatos ao vivo ou gravado, em dia e horário específicos, para turmas específicas. A partir da parceria já estabelecida com o Google, com quem a Secretaria de Estado da Educação desenvolve várias ações no âmbito do projeto Sedu Digit@l, o EscoLAR trabalha com o Google Sala de Aula como forma de sistematizar as atividades, seus formatos de entrega e a mediação da aprendizagem em uma única plataforma.

Saiba mais aqui. 

Veja a cartilha com informações completas sobre o EscoLar. 

 

Escola em Tempo Integral (Escola Viva)

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária é das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O programa conta com um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

Saiba mais aqui. 

 

Curso de Idiomas

O Centro Estadual de Idiomas (CEI) tem como objetivo oportunizar aos estudantes da rede pública estadual de ensino o aprofundamento dos estudos em outro idioma – Inglês ou Espanhol. As atividades acontecem nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus.

Saiba mais aqui. 

 

Intercâmbio Sedu

 O programa Intercâmbio Sedu é uma ação realizada desde 2010 com o objetivo de promover a mobilidade acadêmica de estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI). Os estudantes que possuem bons resultados no curso podem concorrer a bolsas para a realização de estudos no exterior. O programa de intercâmbio é desenvolvido nas modalidades High School, com duração de um semestre acadêmico em escola de ensino regular, e Curso Intensivo de Inglês ou Espanhol, com duração de três meses em escola de línguas.

Saiba mais aqui. 

 

Jovens do Futuro (Circuitos de Gestão)

A metodologia do Circuitos de Gestão (Jovem de Futuro) nas escolas de ensino médio é composta por uma sequência de ciclos, com as etapas de planejamento, execução, avaliação de resultados e correção de rota, sempre considerando as realidades locais e adaptando as etapas junto com a secretaria. Seu foco é a melhoria da aprendizagem dos estudantes e a sua permanência na escola. Atualmente, o Jovem de Futuro está em 235 escolas e impacta diretamente quase 90 mil alunos do Ensino Médio no Espírito Santo.

Saiba mais aqui.

 

SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER (SESPORT)

 

Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta é um programa incentivo a atletas e paratletas de alto rendimento. Em 2020, o programa beneficia 121 esportistas capixabas de diversas modalidades, superando os 117 beneficiados de 2019. Os contemplados recebem, mensalmente, bolsas de até R$ 4 mil, que são utilizadas para custeio de equipamentos, passagens aéreas e outras despesas esportivas. Dos 121 contemplados pelo edital atual, cerca de 60 possuem entre 15 e 22 anos. O próximo edital para inscrições será aberto no fim do ano.

Saiba mais aqui

 

Campeões de Futuro

O Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos, em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva e a cultura do esporte aliada à educação, de forma a promover o desenvolvimento integral, como a formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Os núcleos do Campeões de Futuro podem contar com até 100 alunos nas modalidades individuais ou até 200 alunos nas modalidades coletivas. No local, eles aprendem as mais diversas modalidades, tais como: atletismo, badminton, basquete adaptado, basquete, beach handebol, bodyboard, boxe, capoeira, futebol 7, futebol de areia, futebol de campo, futsal, futevôlei, ginástica rítmica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxing, Wrestling (luta olímpica), natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Saiba mais aqui

 

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares acontecem anualmente e têm o objetivo de aumentar a participação dos jovens em eventos esportivos no meio escolar, incluindo escolas públicas e privadas em seus torneios. Os Jogos possibilitam a identificação de talentos nas escolas, e, como consequência, contribuem para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante.

Na edição de 2019, cerca de seis mil estudantes capixabas participaram da competição. Na fase nacional dos Jogos, disputada em Blumenau (SC), os capixabas conquistaram nove medalhas de ouro, 10 de prata e 11 de bronze.

Saiba mais.

 

SERETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (SECTI)

 

Programa Qualificar ES

O Programa Qualificar ES oferta cursos de qualificação profissional, por meio de uma proposta inovadora e empreendedora, buscando promover a melhoria de vida da população. O Programa contribui com a qualificação profissional, com foco no empreendedorismo, prevenção da criminalidade, promoção da autoestima, senso de pertencimento local, melhoria de condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e possibilidade para sua inserção ao mundo do trabalho.

São ofertados cursos gratuitos com carga horária entre 80 e 200 horas, variando de acordo com a ementa proposta, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

Saiba mais.

 

Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs)

O CEET Vasco Coutinho foi inaugurado em 2005 em Vila Velha. É a primeira unidade estadual voltada para o ensino profissional, com o foco em oferecer a jovens e adultos uma formação profissional em nível técnico em diferentes áreas, possibilitando melhores chances de inserção no competitivo mundo do trabalho. O CEET funciona nos três turnos (matutino, vespertino e noturno).

A escola oferece atualmente 12 cursos técnicos presenciais gratuitos: Administração, Comércio Exterior, Estética, Eventos, Gastronomia, Informática,        Modelagem do Vestuário, Multimídia, Produção de Moda, Programação de Jogos Digitais, Rádio e Televisão,              Redes de Computadores.

Saiba mais.

 

Localizado em João Neiva, Já o CEET Talmo Luiz Silva foi criado em 2006 com o objetivo de oferecer educação profissional técnica de nível pós-médio a jovens e adultos. O CEET oferece quatro cursos gratuitos: Mecânica, Automação Industrial, Segurança do Trabalho, Administração. A escola técnica atende alunos do próprio município e de municípios vizinhos. Os cursos ofertados são direcionados para atendar à demanda das empresas e indústrias localizadas em João Neiva e nas proximidades, que necessitam de profissionais atualizados e qualificados.

Saiba mais

 

Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Anualmente acontece a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, sempre no mês de outubro, seguindo o calendário divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O tema da 17ª edição, que acontecerá em 2020, é “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. A previsão, é que a Semana aconteça entre os dias 20 e 25 de outubro.

O objetivo do evento é intensificar a popularização da ciência e da tecnologia e mobilizar, em especial, estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento em torno de atividades científico-tecnológicas.

 

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (Fapes)

Programa Nossa Bolsa

O Programa concede bolsas para estudantes comprovadamente sem condição de custear seus estudos. A Seleção é feita por edital. São disponibilizadas bolsas de estudos para cursos de graduação presencial e à distância, bolsas de iniciação científica e bolsas de mestrado.

Saiba mais

 

Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (SEGER)

 

Programa Jovens Valores

Jovens Valores é um Programa de Estágio do Governo do Estado do Espírito Santo, que oferece oportunidades em diversos órgãos da Administração Pública Estadual. É uma grande chance de entrar no mercado de trabalho e começar uma carreira de sucesso. Atualmente o Programa oferece mais de 1.800 vagas, distribuídas em órgãos da administração direta e indireta, em diversos municípios do estado.

O Programa Jovens valores mostra o aprendizado na prática, dentro do ambiente de trabalho. Através dele, o jovem convive com outros profissionais e adquire experiência para o seu currículo.

Quem pode participar?

Jovens Valores Ensino Médio: Estar matriculado e frequentando efetivamente o ensino médio; Possuir 16 anos ou mais; Não estar empregado.

Jovens Valores Nível Técnico e Superior: Estar matriculado e frequentando efetivamente o ensino regular em instituição de educação superior ou educação profissional, vinculados à estrutura de ensino público ou particular, oficiais ou reconhecidos; Possuir 16 anos ou mais; Não estar empregado.

Saiba mais

 

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (Prodest)

 

Aplicativo: ES na Palma da Mão

O ES na Palma da Mão é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo que reúne iniciativas e serviços do Governo em plataforma móvel (aplicativo) e web. Pelo app, diversos serviços governamentais podem ser acessados pela web e por dispositivos móveis (sistemas operacionais iOS e Android), utilizando uma interface comum.

Saiba mais.

 

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (Seama) e INTITUTO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE (IEMA)

Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC)

É um programa de incentivo e valorização do trabalho voluntário nas áreas naturais públicas do Estado, com o objetivo de aproximar e envolver a sociedade em atividades de conservação dos recursos naturais, promovendo conhecimento e a troca de experiências entre profissionais das Unidades de Conservação e voluntários. Qualquer pessoa com idade superior a 18 anos pode participar. Dentre as atividades que podem ser desenvolvidas, estão: prestar informações gerais aos visitantes das Unidades de Conservação; auxiliar em projetos de educação e interpretação ambiental e pesquisas que contribuam para manutenção da UC e seus recursos naturais; auxiliar a criação, manutenção e monitoramento de trilhas; sensibilizar as comunidades do entorno sobre as práticas de proteção, preservação e conservação dos recursos naturais; entre outros.

Saiba mais

 

SECRETARIA DE CULTURA (Secult)

 

Biblioteca Móvel (BIB Móvel)

A BibMóvel funciona como um setor itinerante da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) e tem como principal objetivo levar, promover e incentivar práticas de leitura nas comunidades da Grande Vitória, facilitando o acesso à leitura, à informação, ao conhecimento e a programas culturais. Atende atualmente a 16 bairros da Grande Vitória (Vila Velha: Alecrim, Terra Vermelha, Vale Encantado, Dinino Espírito Santo/ Cariacica: Bandeirantes, Nova Rosa da Penha I, Padre Gabriel, Cariacica Sede/ Serra: Vila Nova de Colares, Planalto Serrano, Central Carapina, Carapebus, Nova Almeida/ Viana: Marcílio de Noronha/ Vitória: Itararé). O público pode ler os livros no próprio local ou fazer empréstimos.

Saiba Mais

 

Biblioteca Transcol (BIB Transcol)

A BibTranscol atende à população que circula diariamente nos 10 terminais de ônibus do Sistema Transcol, localizados nos municípios da Grande Vitória. O modelo evoluiu para estações climatizadas, com acesso a bibliotecas digitais funcionando com dois computadores que permitem aos associados acesso gratuito à internet banda larga.

Saiba mais

 

Cultura Conecta

O Cultura Conecta integra diversas ações culturais por todo o território capixaba, promovendo formação, intercâmbio e acesso. Para participar, são selecionados coletivos, com atuação em diferentes linguagens que tenham como horizonte a transformação social e a ampliação de direitos.

Saiba mais.