Educação em Direitos Humanos

O Projeto Educação em Direitos Humanos foi lançado, em janeiro de 2023, no Palácio Anchieta, em Vitória, para a conscientização das juventudes capixabas sobre o respeito aos direitos das pessoas. Para isso, foram produzidos, no total, 10 mil cartilhas, dez vídeos e dez podcasts sobre dez temas dos Direitos Humanos.

O material será usado nos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) do Governo do Estado e pode servir de apoio nas escolas estaduais. O conteúdo produzido possibilitará instrumentalizar o circuito em Direitos Humanos, visando à elaboração de estratégias para a aplicação desta temática de forma transversal no currículo escolar.

O investimento é de mais de R$ 260 mil. As cartilhas (60 páginas), podcasts (20 minutos) e vídeos (cinco minutos) abordam os temas Direitos Humanos e a sua história; Questão Racial; População LGBT; Direitos das Mulheres; Juventudes e questões geracionais; Transtornos mentais; Álcool e outras drogas; População em situação de rua; Religiosidade e populações e comunidades tradicionais que formam o Espírito Santo; Direitos humanos à comunicação e superação das fakenews.

O Projeto Educação em Direitos Humanos foi elaborado em parceria com consultoras especializados em Sistematização de Conteúdo e Redação (Marcilene Forechi) e em Comunicação para Padronização da Linguagem e Conteúdos e Textos Complementares (Mirela Adams), pela Gráfica Aquarius e QG Filmes Audiovisuais.

Acesse aqui o material:

Cartilhas

1. Desafios dos Direitos Humanos na Contemporaneidade

2. Raça, Etnia e Direitos Humanos

3. População LGBTI+, Direitos Humanos e Identidades

4. Voliência contra as mulheres e relações de gênero

5. Juventudes e questões geracionais

6. Pessoas com deficiências e Direitos Humanos

7.Saúde da juventude

8. População de rua, Cultura e Direitos

9. Sustentabilidade, Meio Ambiente e Responsabilidades

10.Comunicação, Mídia e Fake News

Vídeos

Podcasts