Educação em Direitos Humanos
O Projeto Educação em Direitos Humanos foi lançado, em janeiro de 2023, no Palácio Anchieta, em Vitória, para a conscientização das juventudes capixabas sobre o respeito aos direitos das pessoas. Para isso, foram produzidos, no total, 10 mil cartilhas, dez vídeos e dez podcasts sobre dez temas dos Direitos Humanos.
O material será usado nos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) do Governo do Estado e pode servir de apoio nas escolas estaduais. O conteúdo produzido possibilitará instrumentalizar o circuito em Direitos Humanos, visando à elaboração de estratégias para a aplicação desta temática de forma transversal no currículo escolar.
O investimento é de mais de R$ 260 mil. As cartilhas (60 páginas), podcasts (20 minutos) e vídeos (cinco minutos) abordam os temas Direitos Humanos e a sua história; Questão Racial; População LGBT; Direitos das Mulheres; Juventudes e questões geracionais; Transtornos mentais; Álcool e outras drogas; População em situação de rua; Religiosidade e populações e comunidades tradicionais que formam o Espírito Santo; Direitos humanos à comunicação e superação das fakenews.
O Projeto Educação em Direitos Humanos foi elaborado em parceria com consultoras especializados em Sistematização de Conteúdo e Redação (Marcilene Forechi) e em Comunicação para Padronização da Linguagem e Conteúdos e Textos Complementares (Mirela Adams), pela Gráfica Aquarius e QG Filmes Audiovisuais.
Acesse aqui o material:
Cartilhas
1. Desafios dos Direitos Humanos na Contemporaneidade
2. Raça, Etnia e Direitos Humanos
3. População LGBTI+, Direitos Humanos e Identidades
4. Voliência contra as mulheres e relações de gênero
5. Juventudes e questões geracionais
6. Pessoas com deficiências e Direitos Humanos
8. População de rua, Cultura e Direitos
9. Sustentabilidade, Meio Ambiente e Responsabilidades
10.Comunicação, Mídia e Fake News