Centro de Referência das Juventudes

  

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) é o seu lugar! Aqui, você vai encontrar uma galera disposta a te dar suporte naquilo que você precisa. Está em dúvida sobre o que fazer para gerar renda? Quer entender melhor como fazer uma faculdade? Gosta de desenho e quer fazer curso de animação audiovisual? Ou quem sabe aprender a tocar violão ou fazer teatro? Está a fim de criar um canal no youtube e quer entender melhor como fazer e quais ferramentas existem? Tem um coletivo e quer encontrar uma maneira de gerar renda com as atividades de vocês? Está precisando de um lugar para acessar a internet e encontrar os amigos? Ou quem sabe um espaço para organizar um cineclube ou fazer uma reunião? Quer ajuda para montar um currículo e um portfólio legal? O CRJ  traz todas essas possibilidades em um único lugar, que tem a cara das juventudes.

Os CRJs estão em funcionamento em Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; em Rubem Braga, Cachoeiro de Itapemirim; no Centro, em Aracruz; em Ayrton Senna, em São Mateus; em Kubitschek, em Guarapari; em Araçá, em Linhares; em João Meneguelli, em Colatina; em Novo Horizonte, na Serra; no Território do Bem e em São Pedro, na Capital; em Castelo Branco, em Cariacica, em Flexal II, em Cariacica, e em São Torquato, em Vila Velha. Eles são espaços de garantia de direitos das juventudes capixabas, conforme o Estatuto da Juventude (lei 12.852/2013). Neles, os jovens irão encontrar uma equipe formada por psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educadores, articuladores locais, oficineiros e outros profissionais que entendem a importância de se viver a juventude com autonomia, escrevendo a sua própria história.

O Governo do Estado implementou 14 CRJs em 10 municípios do Estado, nos territórios que compõem o Programa Estado Presente. Os Centros são frutos de uma parceria do Governo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com Organizações da Sociedade Civil (OSCs).  Eles contam com uma metodologia de trabalho, validada pelo BID, que norteia o projeto para garantir a unidade na execução das ações.

Cuidado

Os CRJs são ambientes abertos, coletivos e acolhedores, que recebem as juventudes em toda sua diversidade, com atenção e cuidado. Os jovem são ouvidos em suas demandas, cabendo à equipe o esforço no sentido de encontrar caminhos e soluções para atendê-l@s, a partir dos seguintes eixos:

O Eixo Cola Aê é o de entrada no CRJ. Poderá ser pra fazer um curso ou oficina, para usar computadores e internet, para o empréstimo de equipamentos audiovisuais, entre outros serviços. Se @ jovem quiser, poderá passar a ser acompanhad@ pela equipe do CRJ e criar um Planejamento de Vida (PVida), ou seja, junto com a equipe, traçar um caminho de sonhos e possibilidades, com metas e um percurso a ser seguido. Este é o Eixo Fortalece Família. Estes dois eixos (Cola Aê e Fortalece Família) formam o Núcleo Socioafirmativo e de Acesso do Centro.

Mas, se o jovem chegar mais interessad@ na geração de renda, vai poder participar do Eixo Tô no Topo. O objetivo aqui é entender as necessidades e possibilidades individuais ou de um grupo (coletivo), para construir um Plano de Possibilidade de Trabalho, com acompanhamento da equipe. Este é o Núcleo de Economia Criativa, Trabalho e Renda, que também conta com o Trampo Coletivo – um espaço de coworking, com computadores, telefone, impressora, sala de reunião à disposição d@s jovens – e o Laboratório de Potencialidades Capixaba (LAB Poca) – um laboratório criativo, que poderá ser de cozinha, audiovisual, moda, entre ouros, e possibilitará a geração de renda para @s jovens do território.   

 

Serviços que são oferecidos no CRJ:

  • Oficinas e cursos de qualificação e profissionalizantes

  • Acompanhamento individual e/ou coletivo

  • Atividades e eventos artísticos, culturais e esportivos no território

  • Mostra semestrais e anuais dos trabalhos produzidos

  • Mostra de Profissões

  • Auxílio-transporte

  • Passeios, vivências e/ou visitas fora do território

  • Empréstimo de equipamentos audiovisuais e salas

  • Acesso à internet
  • Promoção da geração de renda por meio do Laboratório de Potencialidades Capixabas (LAB Poca)

Documento

    Metodologia dos CRJs