JuventudES Emergencial

Em meio à pandemia do novo coronavírus, grupos de jovens em todo estado têm se mobilizado para articular e organizar diferentes formas de contribuir com seus territórios: distribuição de cestas básicas, de materiais de higiene e limpeza, crédito em bancos comunitários, redes de trocas de experiências e compartilhamentos de informações, entre outras ações. Essa participação solidária mostra a necessidade e a força de atuação das juventudes, assim como ressalta sua liderança nas comunidades em momentos de dificuldades.

O JuventudES Emergencial surgiu para potencializar esse trabalho, reforçando a atuação consciente, segura e criativa dos jovens e coletivos juvenis. O edital do Processo Seletivo que vai contemplar até 100 projetos em dois eixos, organizados tanto por jovens quanto por coletivos, já foi lançado pelo Instituto João XXIII em parceria coma Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). Confira todas as informações clicando AQUI.

Os seguintes eixos compõem o edital:

  • Eixo 1 - Ações de proteção social organizadas por Coletivos Jovens, vai premiar com o valor de três mil reais projetos idealizados por coletivos juvenis em territórios do Programa Estado Presente, e tem como objetivo principal amenizar a necessidade primeira por suprimentos e atender às necessidades específicas de cada comunidade.
  • Eixo 2 – Produção de Conteúdo e Fruição Cultural em Direitos Humanos e com foco na pandemia do novo Coronavírus, podem ser inscrever jovens individualmente ou coletivos. Este eixo tem foco na produção artístico-cultural que tenha temáticas relacionadas aos direitos humanos e/ou na pandemia, tendo como possibilidades de produto final uma diversidade de manifestações artísticas, culturais e de comunicação: exposições, vídeos, podcasts, livros, lives de debate, shows, oficinas, entre outras.

Podem se inscrever no Edital JuventudES Emergencial jovens entre 15 e 24 anos atuantes nos municípios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida (Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória).

CONFIRA AQUI O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO JUVENTUDES EMERGENCIAL