JuventudES Emergencial

Em meio à pandemia do novo coronavírus, grupos de jovens em todo Estado se mobilizou para articular e organizar diferentes formas de contribuir com seus territórios: distribuição de cestas básicas, de materiais de higiene e limpeza, crédito em bancos comunitários, redes de trocas de experiências e compartilhamentos de informações, entre outras ações. O JuventudES Emergencial, projeto da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), surgiu para potencializar esse trabalho, reforçando a atuação consciente, segura e criativa dos jovens e coletivos juvenis. 

Mais de 60 jovens entre 15 e 24 anos atuantes nos municípios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida (Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória) foram contemplados com  prêmios de R$ 1 mil e R$ 3 mil para apoio a essas iniciativas sociais que fizeram a diferença nas comunidades.

Estado Presente em Defesa da Vida

O Projeto JuventudES Emergencial está no eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Tem como objetivo minimizar os impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), por meio da promoção da autonomia juvenil, e é executado como parte do projeto “Estado Presente: Segurança Cidadã”, em uma parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem como objetivo reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, além de reduzir a vulnerabilidade da juventude à violência. Ele foi retomado no início de 2019 com o eixo policial, e em setembro do mesmo ano foi lançado o eixo de Proteção Social.