Seminário discute saúde e cidadania LGBT
As secretarias de Direitos Humanos (SEDH) e da Saúde (Sesa), com apoio do Conselho Estadual LGBT+ (CELGT+) e a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNP+ ES), realizam neste sábado (22) e no domingo (23), no Hotel Praia Sol, na Serra, o III Seminário Estadual Saúde e Cidadania LGBT.
Com o tema “Nada sobre nós sem nós: democracia, corpos e políticas públicas”, o evento promove a escuta ativa, o debate técnico e a construção coletiva de propostas voltadas às políticas públicas de saúde, direitos humanos e inclusão social, reunindo representantes da sociedade civil, lideranças LGBTI+ e instituições públicas.
A programação inclui mesas temáticas, debates, plenárias e atividades culturais que abordam atenção integral à saúde, práticas inclusivas e humanizadas, invisibilidade de mulheres lésbicas e bissexuais, cuidado de pessoas trans, travestis, intersexuais e não-binárias, e o impacto das desigualdades raciais no enfrentamento ao HIV.
Confira a programação:
DIA 22/11 (sábado)
08 às 9h – Credenciamento e Acolhimento
9h – Mesa de Abertura
9h30 – Mesa 1 - Atenção Integral à Saúde da População LGBTI+
Dados epidemiológicos, Imunização, PrEP na APS, etc.
10h45 – Mesa 2 - Direitos Humanos e Atenção em Saúde: práticas inclusivas e humanizadas. Discussão sobre acolhimento e atendimento em saúde com foco em direitos humanos, práticas inclusivas e humanizadas, garantindo acesso equitativo, respeito à diversidade e integralidade do cuidado.
12h – Almoço
13h30 – Mesa 3 - A Invisibilidade das Mulheres Lésbicas e Bissexuais na Saúde Pública. Discussão sobre os desafios enfrentados por mulheres lésbicas e bissexuais no SUS, incluindo lacunas em atenção sexual e reprodutiva, impactos da discriminação e estigma, e estratégias para promoção da equidade e acolhimento humanizado.
15h – Mesa 4 - Saúde Integral e Redução de Danos: Perspectivas para o Cuidado de Pessoas LGBTI+ Diálogo sobre a atenção integral à saúde da população LGBTI+, com foco na redução de danos e na promoção de cuidados livres de preconceito. A mesa aborda estigma e discriminação, estratégias de atenção que integrem saúde física, saúde mental e cidadania, além de práticas de apoio psicossocial e integrativas. Serão discutidas experiências e políticas que fortaleçam a inclusão, o acolhimento humanizado e a equidade no acesso aos serviços de saúde para pessoas LGBTI+.
16h20 – Lanche
16h40 às 18h – Mesa 5: Corpos negros, HIV e direitos humanos: desafios da equidade nas políticas públicas Debate sobre o impacto das desigualdades raciais na prevenção, cuidado e tratamento do HIV, analisando barreiras de acesso, estigma e discriminação. A mesa discute estratégias para garantir equidade, direitos humanos e inclusão nas políticas públicas de saúde.
20h – Noite Cultural – “Celebrar é Resistir”
DIA 23/11 (domingo)
8h – Mesa 1: Corpos, Sexualidades e Direitos: o cuidado como ato político Discussão sobre corpos trans, travestis, intersexuais e pessoas não-binárias nos serviços de saúde e nas políticas públicas.
9h20h – Mesa 2: Atenção à Saúde de Pessoas Trans no Espírito Santo – Hormonização, Processo Transexualizador, Avanços e Desafios para a Integralidade do Cuidado Discussão aborda hormonização, processo transexualizador, formação de profissionais e equidade no acesso ao SUS, no âmbito Estadual, destacando os avanços e desafios na consolidação de uma rede de atenção integral, humanizada e pautada na dignidade das pessoas trans.
10h40 – Mesa 3: Cuidado, Afeto e Direitos: saúde e envelhecimento da população LGBT no Brasil e no Espírito Santo Discussão sobre o fortalecimento da perspectiva da dignidade e do direito ao envelhecimento saudável e livre de discriminação, abordando desafios institucionais e experiências locais que promovem a inclusão e o cuidado integral.
12h – Almoço
14h – Plenária Final e Síntese: Construção do Manifesto Saúde e Cidadania LGBT+ Apresentação dos resultados dos debates do seminário, com encaminhamentos para políticas públicas estaduais e municipais.
17h00 – Lanche e Encerramento Festivo “Celebrar é Resistir”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414
comunicacao@sedh.es.gov.br