Sedh fecha parceria para implantação do Centro de Referência das Juventudes de Aracruz

21/12/2021 11h39 - Atualizado em 22/12/2021 07h05

Por Danielly Campos

 

Um passo importante para a implantação do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), em Aracruz. A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e a Associação Amigos da Justiça Cidadania, Educação e Arte, definida após ampla seleção pública para fazer a gestão do local, celebraram uma parceria para a execução desse serviço público para as juventudes na cidade. 

Essa Organização da Sociedade Civil (OSC) deve fazer, em breve, a seleção da equipe e iniciar os trabalhos de mapeamento e mobilização dos jovens de 15 a 24 anos do município, em 2022.

“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto realizado no município e em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs em dez cidades, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O CRJ em Aracruz oferecerá passeios, cursos, oficinas de profissionalização, esporte e cultura, empréstimos de equipamentos audiovisuais e de salas, bem como espaços com acesso à internet e computadores para trabalho ou para estudo. Tudo de graça.

O CRJ contará também com uma equipe interdisciplinar com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social para atender e acompanhar os jovens em suas necessidades.

Há dois CRJs do Governo do Estado em funcionamento em Feu Rosa, na Serra, e Terra Vermelha, em Vila Velha.

 

Estado Presente

O Governo do Estado vai implementar 14 CRJs em Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz, Colatina e Guarapari, nos territórios que compõem o Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã.

Ele é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

 

Foto: Prefeitura de Aracruz/.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br