Representantes da Prefeitura de Colatina conhecem projeto dos CRJs do Governo do Estado

22/04/2021 18h51

O projeto dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs), do Governo do Estado, foi apresentado à Prefeitura de Colatina nesta quinta-feira (22). A reunião ocorreu em formato virtual, como medida de segurança contra o novo Coronavírus (Covid-19).

Os CRJs irão ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. As unidades estarão presentes nos dez municípios abrangidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz, Colatina e Guarapari.

A gerente do projeto por parte da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Raiana Rangel, explicou que a equipe tem se baseado no diálogo com as juventudes para desenvolver a implementação dos Centros.

“A equipe está trabalhando com afinco para implementar os Centros, porque entendemos que essa é uma política muito importante para as juventudes capixabas. Estamos debatendo com muita gente, principalmente os jovens, para que os Centros de fato atendam às demandas deles, que são nosso público prioritário”, frisou Raiana Rangel.

Já o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, que atua como coordenador-executivo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, explicou que ao instalar uma unidade dos CRJs em Colatina, o Governo capixaba vai trabalhar e potencializar as habilidades dos jovens locais, “para que eles se tornem mais aptos a usufruir das oportunidades geradas no município, um importante polo de desenvolvimento do noroeste capixaba, com economia diversificada, especialmente nas áreas de agricultura, com produção de café, e de indústria comércio, nos setores moveleiro e de confecções de roupas”.

Os CRJs serão implantados por meio da parceria do Governo do Estado com os municípios e com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para fortalecer as ações de prevenção social à violência e a redução de vulnerabilidade da juventude.

Sobre os CRJs

Os Centros irão ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens.

Como projeto do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, serão 14 CRJs em funcionamento até 2022, com capacidade para atender, anualmente, uma média de 65 mil jovens.

“A implementação dos Centros é a principal ação do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente. A principal finalidade dos CRJs é melhorar a oportunidade de vida e de trabalho de jovens entre 15 e 24 anos”, enfatizou a secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Os CRJs ofertarão serviços, como o acompanhamento integral de jovens para a construção de Planos de Vida e Trabalho, tendo como princípios o respeito à diversidade e ao diálogo. Disponibilizará, ainda, espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico-culturais e esportivos, vivências extraterritório, passagens interestaduais, entre outros, tendo a gestão compartilhada como premissa, e se configurando como a principal entrega pública para as Juventudes já realizada no Espírito Santo.

Saiba mais: https://bit.ly/3kyJlm0

Estado Presente em Defesa da Vida

Os CRJs destacam-se entre os 37 projetos do eixo social do Programa Estado Presente, e são baseados no planejamento, no método e nas evidências científicas. Ao todo, são previstas 14 unidades e os dois primeiros Centros serão implementados nas regiões do Polígono Feu Rosa – Vila Nova de Colares – Ourimar, em Serra, e na Região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha.

Implantado em 2011, na primeira gestão do Governo Renato Casagrande, o Estado Presente foi desativado entre 2015 e 2018, mas retomado em 2019, com ações realizadas de proteção policial e social em 140 bairros de dez municípios capixabas instalados na Região Metropolitana e no interior do Estado, identificados pelo alto índice de vulnerabilidade social. Visa a reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais.

No eixo de Proteção Social, o objetivo é reduzir a vulnerabilidade juvenil à violência, viabilizar a inclusão social, gerar oportunidades de emprego e obtenção de renda, preservando garantias e direitos das pessoas, além de propiciar a transformação do território, por meio da mediação e mobilização social.

Informações à Imprensa:
Juliana Borges