Prazo do edital JuventudES Emergencial é prorrogado

15/09/2020 20h29 - Atualizado em 18/09/2020 13h26

O prazo final de inscrição no edital do JuventudES Emergencial foi prorrogado para o próximo dia 20 de setembro. O projeto é voltado para as juventudes capixabas que estão atuando em suas comunidades e nas redes sociais, durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Serão contemplados até 100 projetos em dois eixos, organizados tanto por jovens quanto por coletivos. Confira o edital e os anexos ao final do texto.

O edital foi lançado pelo Instituto João XXIII, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), que gerencia o projeto.

Os seguintes eixos compõem o edital:       

  • Eixo 1 - Ações de proteção social organizadas por Coletivos Jovens. Vai premiar, com o valor de R$ 3 mil, projetos idealizados por coletivos juvenis em territórios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, e tem como objetivos principais amenizar a necessidade primeira de suprimentos e atender às necessidades específicas de cada comunidade.
  • Eixo 2 – Produção de Conteúdo e Fruição Cultural em Direitos Humanos e com foco na pandemia do novo Coronavírus. Concederá premiações de R$ 1 mil.Podem ser inscrever jovens, individualmente ou em coletivos. Este eixo tem foco na produção artístico-cultural com temáticas relacionadas aos direitos humanos e/ou à pandemia, tendo como possibilidades de produto final uma diversidade de manifestações artísticas, culturais e de comunicação: exposições, vídeos, podcasts, livros, lives de debate, shows, oficinas, entre outras.

Podem se inscrever no Edital JuventudES Emergencial jovens entre 15 e 24 anos, atuantes nos municípios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

As inscrições devem ser feitas de forma on-line, após baixar e preencher a ficha de inscrição e os demais anexos. Além de documentos, como identidade, CPF e comprovante de residência, os jovens devem apresentar a descrição da proposta que querem desenvolver, conforme modelo disponível no site. Todas as orientações constam no edital e nos anexos disponíveis no final do texto.

 

Programa Estado Presente em Defesa da Vida

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem como objetivo reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, além de reduzir a vulnerabilidade da juventude à violência. Ele foi retomado, no início de 2019, com o eixo policial, e, em setembro, foi lançado o eixo de Proteção Social – cujo projeto JuventudES Emergencial faz parte.

 

Serviço:

Edital JuventudES Emergencial

Inscrições: prorrogadas até o próximo dia 20 de setembro, pelo site www.juventudes.es.gov.br

Mais informações: Licia Mendonça – Instituto João XXIII

27 999657005 / comunicacao@joaoxxiii.org.br

Quem pode participar?

Jovens entre 15 e 24 anos, moradores dos municípios do Estado Presente em Defesa da Vida: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Eixo 1 – Ações de proteção social organizadas por Coletivos Jovens – Inscrições por coletivos.

Eixo 2 – Produção de Conteúdo e Fruição Cultural em Direitos Humanos e com foco na pandemia do novo Coronavírus – inscrições individuais ou de coletivos.

 

DOCUMENTOS

EDITAL: Processo Seletivo JuventudES Emergencial;

ANEXO 1;

ANEXO 2;

ANEXO 3;

ANEXO 4;

ANEXO 5;

ANEXO 6;

ANEXO 7;

ANEXO 8.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva.@sedh.es.gov.br