Práticas culturais dos CRJs são compartilhadas em evento universitário em Uberlândia (MG)

06/11/2025 15h23

O trabalho desenvolvido pelos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) teve um importante destaque durante o evento “Educação Social e o Fazer em Artes Visuais nos Espaços Educativos”, organizado pelo Curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, no último final de semana.

As experiências culturais realizadas nos CRJs, com foco na política de Direitos Humanos, foi o tema da palestra de Suellen Cruz, assessora especial da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e gestora dos CRJs.

Ela destacou o papel destes equipamentos públicos estaduais voltados à promoção, proteção e defesa dos direitos das juventudes, evidenciando como as práticas artísticas e culturais se tornam ferramentas potentes para o fortalecimento da autonomia, da identidade e da cidadania juvenil.

“Durante a minha fala apresentei como a metodologia dos CRJs organiza as práticas cotidianas a partir da escuta, vínculo, pertencimento e reconhecimento dos territórios. Houve grande interesse em compreender o modelo de gestão e a metodologia aplicada, especialmente pela forma como os CRJs conseguem integrar política pública, arte e transformação social”, explicou.

Outras experiências de políticas públicas desenvolvidas no Espírito Santo também foram compartilhadas na mesma mesa em que Suellen participou. A gerente de Territórios da Secretaria da Cultura (Secult), Thais Souto, compartilhou sobre a política cultural do Estado, com ênfase nos processos educativos e de valorização dos territórios.

A mesa também contou com a presença da Prof.ª Dr.ª Adriana Magro, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que apresentou uma pesquisa desenvolvida em parceria com Geovanni Lima da Silva (UFU) sobre educação social e práticas artísticas em contextos educativos.

“Essas trocas evidenciaram a importância de políticas públicas integradas, nas quais o trabalho com juventudes, cultura e arte se fortalecem mutuamente – um princípio que também orienta a atuação dos CRJs”, destacou Suellen Cruz.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida
Marcus Vieira
(27) 3134-1447
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br