Políticas Públicas desenvolvidas pela SEDH são apresentadas na Universidade da Colúmbia

23/02/2023 16h35

“Panorama dos Direitos Humanos no Espírito Santo e políticas públicas para grupos vulneráveis” será o tema da palestra que a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, ministrará na Universidade da Colúmbia, nesta sexta-feira (24). A palestra será para estudantes do curso de mestrado em Administração Pública e Relações Internacionais.

Serão destaques da palestra dirigida a estudantes que cursam o mestrado em Administração Pública e Relações Internacionais, a reestruturação da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) do Espírito Santo, a criação da Central de Intermediação em Libras e o trabalho realizado nos Centros de Referência da Juventude (CRJs).

“Recebi este convite e me sinto honrada em poder apresentar a nossa experiência e trabalho na Secretaria e no desenvolvimento de ações realizadas pelo Governo do Estado que visam à promoção, à proteção e à defesa dos Direitos Humanos”, destacou a secretária Nara Borgo.

Entre os assuntos, será apresentado o processo de criação da Central de Intermediação em Libras (CIL-ES) com a criação de uma gerência especializada com foco no atendimento a pessoas com deficiência auditiva e/ou surdez. O serviço, disponibilizado por meio de dispositivo digital, dá acesso a um serviço de tradução simultânea que viabiliza a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, por meio de vídeo chamada, de forma gratuita.

Lançado em 2021, o dispositivo digital representa um avanço para a inclusão social das pessoas usuárias de Libras, garantindo o desenvolvimento da autonomia e potencialidade de cidadãos e cidadãs com deficiência auditiva e/ou surdez.

Juventude

Outro tema a ser apresentado é o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado com foco na juventude.  A SEDH mantém atualmente 14 Centros de Referência da Juventude (CRJs) localizados em áreas de vulnerabilidade social. Os espaços, que tem em média atendimento de mil jovens/mês em cada unidade, oportuniza a participação em oficinas variadas, acesso à internet e atendimento psicossocial por meio de assistentes sociais e psicólogos, com interlocução direta aos serviços de educação e saúde.

Em 2022, foram criados 12 novos CRJS no Estado o que resultou no atendimento a 16 mil jovens, ampliando de dois espaços que foram abertos em 2021, para 14, destinados ao atendimento de jovens de 15 a 24 anos.

Além destes dois programas específicos, a secretária falará sobre as mudanças administrativas da Secretaria com criação de Gerências e Subsecretarias para desenvolvimento de ações dentro dos três pilares de atuação da Pasta:  a promoção, a proteção e a defesa dos Direitos Humanos.

Simone Diniz
comunicacao@sedh.es.gov.br