Mostra Cultural do CRJ envolve jovens em atividades na região de Terra Vermelha

O CRJ de Terra Vermelha, em Vila Velha, realizou na semana passada a sua 7ª Mostra Cultural Itinerante, envolvendo os jovens atendidos, as famílias e a comunidade da região em atividades culturais, sociais e esportivas, ao longo de três dias de programação.
A abertura aconteceu na terça-feira (25), com apresentações artísticas dos jovens que vivenciam as atividades do CRJ. Teve coreografia da oficina de dança do ventre e também de outros estilos, e além de apresentação de músicas autorais feitas por quem participa do LabPoca de produção musical e entrevistas instalado lá.
Os LabPoca são Laboratórios de Potencialidades Capixabas, reservados para a implantação de atividades de economia criativa, desenvolvimento de talentos e possibilidade de geração de renda aos jovens. Cada CRJ tem, no mínimo, uma sala e recursos para a implantação do projeto, que também pode contar com parceiros da iniciativa privada. Eles podem ser na área de estética, gastronomia, audiovisual etc.
Um dos jovens que participa há bastante tempo do CRJ, Fábio de Souza, de 19 anos, se apresentou na Mostra Cultural tocando violão. Para ele, a vivência de estar no CRJ proporcionou novas oportunidades, contribuiu a fazer a transição da adolescência e se relacionar bem com as pessoas.
“Comecei a frequentar o CRJ por conta das oficinas de skate e não saí mais. Consegui acumular experiências que me ajudaram a entrar melhor no mercado de trabalho, aprender a me comunicar melhor e trabalhar em equipe. Acho que os jovens têm que agarrar todas as oportunidades que a gente tem aqui”, disse.
Na quarta-feira (26), a mostra foi para o bairro Jabaeté e os jovens da oficina de kickboxing mostraram seu potencial no tatame e aproveitaram a tarde com jogos e brincadeiras. Já na quinta-feira (27), aconteceu uma ação social em Morada da Barra para quem queria fazer tranças e cortes de cabelo. Além disso, teve disputas na pista de skate de Terra Vermelha.
Centro de Referência das Juventudes
Os CRJs promovem a autonomia e o protagonismo juvenil, atendendo às demandas locais, com o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais. Com 14 unidades distribuídas em dez municípios, os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. A Organização da Sociedade Civil (OSC) Bem Brasil foi escolhida após ampla seleção pública para fazer a gestão do espaço.
Informações à imprensa
Marcus Vieira
Assessoria de comunicação do Programa Estado Presente
(27) 3134-1447
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br