Jovens da Serra participam de projeto com Di Ferrero e Roberta Campos

14/09/2021 17h00

Quatro alunas do Programa Vale Música da Serra – Rebeca Vitória (trompete), de 19 anos; Vitória Keulere (trombone), de 20 anos; Amanda Loureiro (trompa 1), de19 anos; e Yasmin Corrêa (trompa 2), de 20 anos – gravaram participação no Projeto “Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música”. A série vai unir grandes artistas da nova geração da música brasileira a jovens estudantes de música para um intercâmbio sonoro.

 

O ex-vocalista do NX Zero, Di Ferrero, e a cantora Roberta Campos são os escolhidos para a primeira edição do projeto, que contará com o lançamento de dois videoclipes ao longo deste mês.

 

Os vídeos serão disponibilizados no canal da Nova Orquestra no YouTube, nos dias 15/09 (Di Ferrero) e 29/09 (Roberta Campos). As jovens capixabas gravaram as canções “Sentença”, de Di Ferrero, e “Minha Felicidade”, de Roberta Campos, e tiveram a oportunidade de conversar com os artistas, por meio de transmissões on-line sobre temas como carreira musical, dicas e histórias da estrada.

 

Em função da pandemia da Covid-19, todas as atividades foram realizadas de forma remota. As canções receberam arranjos inéditos de Ágatha Lima, e cada aluno gravou sua participação individualmente e a distância, com o material em seguida sendo unificado em um processo de edição.

 

Iniciativa criada para promover e democratizar a música de concerto, a Nova Orquestra é um projeto pioneiro da Agência Olga, que se uniu ao Programa Vale Música para a primeira edição do “Encontros Nova Orquestra”. “Acreditamos no poder da música, nos seus mais diversos estilos e expressões. Unir o clássico com o pop é mostrar que todos estamos juntos pela arte. O projeto Encontros - Edição Vale Música é o começo de uma história que promete fazer ainda muito barulho por todo o Brasil”, comemora Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga.

 

Vale Música

 

O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale para formação musical de crianças e adolescentes nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará, por meio de uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem. No projeto Encontros, 15 jovens, previamente selecionados pelos gestores dos polos do programa, participaram das gravações dos vídeos, sendo um com cada artista.

 

“Ampliar os horizontes às crianças e adolescentes por meio da vivência musical e proporcionar novas experiências são alguns dos objetivos do Programa Vale Música. Através desta parceria inédita com a Nova Orquestra reafirmamos nosso propósito de ampliar os horizontes e novas perspectivas de futuro”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

 

Emoção

A cantora Roberta Campos disse ter ficado emocionada com a experiência: “tocar com Orquestra é uma experiência que transcende. Eu sempre quis morar dentro de uma canção e junto da orquestra eu chego muito perto dessa sensação. Foi maravilhoso receber o convite do Vale Música, ter a Nova Orquestra tocando junto comigo e ainda uma canção de minha autoria. Me encheu o coração de alegria, estou ansiosa para ver o resultado final!”

 

O projeto visa a incentivar a nova geração de músicos e arranjadores, em um período delicado para o setor cultural, com menos ensaios e apresentações presenciais nos teatros. O programa também se propõe a mostrar a versatilidade das orquestras, aproximando o público em geral dos concertos.

 

  • Programação

Série “Encontros Nova Orquestra - Edição Vale Música”

Lançamento vídeo Di Ferrero

Data: 15 de setembro

Local: YouTube Nova Orquestra

 

Lançamento vídeo Roberta Campos

Data: 29 de setembro

Local: YouTube Nova Orquestra

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale/Estação Conhecimento de Serra