Estado Presente: jovens tupinikin de Aracruz participam de intercâmbio cultural no CRJ Feu Rosa

28/03/2023 14h49


Por Danielly Campos

 

Intercâmbio cultural entre as juventudes da Serra e as indígenas capixabas. É o que o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa, na Serra, vai promover com o Memórias e Histórias, que acontece nesta sexta-feira (31).

Jovens tupinikin da Aldeia Irajá, em Aracruz, vão fazer uma roda de conversa, a partir das 16h, com os jovens serranos, que, em breve, também irão à aldeia para conhecer de perto a realidade de vida dos povos indígenas.

“Esta é uma importante ação do CRJ Feu Rosa para que os jovens atendidos possam conhecer as juventudes indígenas e entender mais sobre a cultura dos povos originários. No dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, o CRJ Feu Rosa vai conhecer a Aldeia Irajá, em Aracruz”, afirmou a coordenadora do CRJ, Cláudia Serafim.  

Memórias e Histórias é um evento gratuito para jovens de 15 a 24 anos que moram na região de Feu Rosa. Para participar, basta comparecer ao CRJ.

CRJ Feu Rosa

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa foi o primeiro equipamento público com serviços gratuitos para jovens de 15 a 24 anos do município da Serra. Ele foi inaugurado no dia 04 de dezembro de 2021.

O CRJ Feu Rosa conta com salas multiuso para oficinas, recepção, laboratório temático e dança. Além disso, há computadores que poderão ser usados para fazer trabalhos de escola ou mesmo para trabalho. Tem internet gratuita. 

Além dessa infraestrutura de ponta, a equipe interdisciplinar do CRJ conta com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social, e está preparada para atender e acompanhar os jovens em suas necessidades.

A implantação do CRJ é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Adesjovem, definida após ampla seleção pública para fazer a gestão do espaço.


Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em todo o Estado.

 

Site: www.juventudes.es.gov.br.

Instagram: @juventudes_es

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br