Estado Presente: CRJ Terra Vermelha realizou plantão para tirar o Título de Eleitor
Por Danielly Campos
Os jovens da Região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, com mais de 16 anos ou que completam essa idade até dia 02 de outubro, aproveitaram o plantão do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha para tirar o título de eleitor, na tarde desta quinta-feira (28). Os articuladores do CRJ dão orientação e acompanham o pedido de emissão do documento, que permite ser eleitor.
Todo procedimento foi gratuito. Os articuladores auxiliam os jovens no preenchimento virtual dos pedidos e em todo o procedimento para emissão do Título de Eleitor.
Após conclusão desse processo, o jovem retira o título no cartório eleitoral da sua região. “Tivemos muito movimento de jovens para tirar dúvidas ou mesmo para fazer o pedido do título de eleitor. Muito importante essa parceria do CRJ Terra Vermelha com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e da Escola Judiciária do TRE-ES. Juntos, estamos promovendo a cidadania”, afirmou a coordenadora do CRJ Terra Vermelha, Carolina Cyrino.
Os jovens que não possuem título de eleitor e desejam participar das Eleições 2022 devem fazer o pedido do documento até o dia 02 de maio.
Visita
Na última terça-feira (26), 20 jovens do CRJ Terra Vermelha visitaram a sede do TRE-ES, em Vitória, e receberam orientações importantes da equipe do TRE-ES sobre democracia, o poder do voto e cidadania.
CRJ
Inaugurado em setembro do ano passado, o CRJ Terra Vermelha é um espaço público moderno para acolher o jovem de 15 a 24 anos. Ele conta com salas multiuso para oficinas, recepção, laboratório temático e de dança. Além disso, há computadores que podem ser usados para fazer trabalhos de escola ou mesmo para o trabalho. Tudo de graça.
Além dessa infraestrutura de ponta, a equipe interdisciplinar do CRJ, que conta com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social, está preparada para atender e acompanhar os jovens em suas necessidades.
“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs em dez cidades, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles, que integram o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
A implantação do CRJ é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Bem Brasil, definida após ampla seleção pública para fazer a gestão do espaço.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br