Equipe da SEDH visita espaços para implantação de CRJ em Feu Rosa

13/04/2021 11h48

A equipe da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) que coordena o projeto dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) esteve no bairro Feu Rosa, na Serra, nessa quinta-feira (08), visitando espaços que estão sendo avaliados para a implantação de uma unidade no território.

Junto ao que será implantado na Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, o CRJ de Feu Rosa será um dos pioneiros no atendimento às juventudes de territórios com maiores índices de criminalidade no Espírito Santo.

A gerente de Políticas para as Juventudes da Secretaria de Direitos Humanos, Fabrícia Barbosa, explicou que o projeto prevê a implantação do Centro em Feu Rosa ainda em 2021.

“Estamos trabalhando incansavelmente na proposta. O CRJ é a realização de muito debate e luta pautados pelos que nos antecederam na política de juventude, e vivenciar a entrega deste equipamento reforça a certeza de que estamos comprometidos com a juventude capixaba. Sou jovem e moradora do município que será contemplado com um dos primeiros Centros, que já se encontra na reta final, e isso renova as nossas energias para muito trabalho que temos pela frente”, explicou Fabrícia Barbosa.

Juntamente com a equipe da SEDH, estiveram presentes na visita representantes da Prefeitura Municipal de Serra e a liderança comunitária. “A metodologia de trabalho do CRJ está baseada nessa construção conjunta com as juventudes, no ouvir e conversar sobre as demandas que esses jovens apresentam, para que o CRJ de fato chegue atendendo às necessidades deles no que se relaciona à garantia de direitos e à criação de possibilidades e oportunidade de educação e trabalho”, explicou a assessora especial e gerente do projeto, Raiana Rangel.

Além de Feu Rosa, na Serra, ainda está prevista a implantação de um segundo Centro na região de Carapina.

Centros de Referência para as Juventudes

A implementação dos Centros é a principal ação do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Os Centros irão ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens.

Serão 14 CRJs em funcionamento até 2022, com capacidade para atender, anualmente, uma média de 65 mil jovens. Os CRJs ofertarão serviços, como o acompanhamento integral de jovens para a construção de Planos de Vida e Trabalho, tendo como princípios o respeito à diversidade e ao diálogo.

Disponibilizará, ainda, espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico-culturais e esportivos, vivências extraterritório, passagens interestaduais, entre outros, tendo a gestão compartilhada como premissa, e se configurando como a principal entrega pública para as Juventudes já realizada no Espírito Santo.

Saiba mais: https://bit.ly/3kyJlm0

Informações à Imprensa: