Conheça a nova presidência do Conselho Estadual da Juventude

28/09/2021 14h53

Por Danielly Campos

 

A sociedade civil retoma a Presidência do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) para os próximos dois anos. O vice-presidente do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), Ramom Matheus dos Santos, e a gerente de Políticas para as Juventudes Fabricia Oliveira foram eleitos para presidente e vice-presidente, respectivamente, na eleição on-line, que aconteceu na tarde dessa segunda-feira (27).

A eleição marcou o fim da X Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, que desde o último dia 20, realizou e apoiou eventos para as juventudes no Estado. 

“Esta virada da presidência, anteriormente ocupada pelo poder público, para a sociedade civil é muito importante. Sabemos que os desafios são muitos. O Fejunes ajudou na construção do Cejuve. Ter a juventude negra de volta, à frente, do Conselho é muito significativo, nesta Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens ”, ressaltou Ramom.

A vice-presidente Fabricia Oliveira ficou emocionada com o resultado da eleição. “O primeiro presidente da sociedade civil do Cejuve foi o Lula Rocha, que era representante do Fejunes. Agora, neste momento em que lutamos contra o extermínio das juventudes, sendo a negra mais vitimizada, o Fejunes retoma a presidência. A alternância de poder é sempre importante”, disse.  

O Cejuve é um órgão consultivo e atua contribuindo na elaboração das políticas públicas das juventudes, para que sejam construídas de forma democrática. O funcionamento do Conselho Estadual de Juventude está previsto no Decreto 3.101-R, de 30 de agosto de 2021.

Semana

A Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens foi criada pela Lei 9.646/2011 e acontece em nível estadual, enquanto os municípios realizam as tradicionais semanas das juventudes. A ação é realizada na quarta semana de setembro. 

De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, o objetivo da Semana é incluir as temáticas das juventudes na sociedade. “Assim, fortaleceremos as ações voltadas para os jovens, com as políticas públicas dando mais visibilidade aos temas. Hoje, vivemos o momento de maior investimento nas juventudes, com a implantação de 14 Centros de Referência das Juventudes, do Plano Estadual de Políticas das Juventudes, o projeto Juventude Emergencial e o Fundo Estadual”, enfatizou.    

As atividades da X Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens foram realizadas em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) Bem Brasil e Adesjovem, Prefeituras de Guarapari e de Cachoeiro de Itapemirim, além do Cejuve.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
consultoria.bid@sedh.es.gov.br