Clube do Vinil promove residências artísticas em sete Centros de Referência das Juventudes na Grande Vitória

02/02/2024 10h01

A partir da próxima terça-feira (06), o Clube do Vinil dá início ao projeto de residência artística “Vinil nos CRJs: A Música Negra em Destaque”, em sete Centro de Referência das Juventudes (CRJs) da Grande Vitória. O primeiro deles será em São Pedro, Vitória, dentro do Circuito Formativo de Direitos Humanos (confira a programação completa ao final da matéria).

Capitaneado por Julio Thomaz e Leo Cobal, integrantes do clube, o projeto pretende dar ênfase ao conhecimento prático e teórico, de modo divertido e prazeroso, utilizando a música como um agente facilitador do ensino-aprendizagem, a partir da interpretação e reflexão de letras, capas e ritmos presentes em LPs nacionais e internacionais que refletiram (e refletem) o contexto histórico da cultura negra nos meios fonográfico e social.

O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Artes Integradas – Multilinguagem, da Secretaria da Cultura (Secult). A iniciativa conta ainda com apoio do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poien) e da Secretaria de Direitos Humanos.

As residências oferecem oportunidades para debates sobre temas relevantes, bem como reflexões sobre a arte do vinil, contribuindo com a formação de jovens protagonistas. Com foco na MPB, no samba e no funk, o projeto apresenta inúmeros artistas brasileiros consagrados, entre os quais destacam-se Elza Soares, Clara Nunes, Sandra de Sá, Jair Rodrigues, Milton Nascimento, Tim Maia, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Luiz Gonzaga, Cassiano, Dona Ivone Lara, Luiz Melodia, além de nomes contemporâneos como Luedji Luna, Iza, Ludmila, Criolo e Emicida.

Também compõem a programação, artistas e grupos estrangeiros, como The Jackson 5, Marvin Gaye, Steve Wonder, The Temptations, entre outros que participaram da Motown Records – gravadora de Detroit, nos Estados Unidos, que se eternizou com o rhythm and blues, lançando artistas negros cujas canções ressaltavam questões sociopolíticas. Outros destaques são Ella Fitzgerald, Nina Simone, Aretha Franklin e Tina Turner, tendo como foco importantes vozes femininas que fizeram a história da música.

Clube do Vinil

Com quase 20 anos de atividades, o clube abrange em suas apresentações histórias de músicas, álbuns e artistas, contextualizando os momentos político, cultural e econômico do período em que cada disco foi gravado. Criado em 2006, desenvolve projetos em torno de seu vasto acervo musical formado por cerca de 20 mil LPs.

Entre os projetos realizados pelo Clube do Vinil, está o Festival Sérgio Sampaio, que ocorre sempre no mês de abril, em Vitória, e que também já passou por diversos municípios do Espírito Santo. Além disso, produziu eletivas e residências artísticas em diversas escolas das redes públicas estadual e municipais dentro e fora da Grande Vitória, com apresentações também em outras instituições, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cariacica.

Programação:

06/02 (terça-feira)

CRJ São Pedro

Rodovia Serafim Derenzi, 5.565, Redenção, Vitória

23/02 (sexta-feira)

Horário: às 16h30

CRJ Flexal

Avenida Nossa Senhora da Penha, 692, Flexal II, Cariacica

1º/03 (sexta-feira)

CRJ São Torquato

Rua César Alcure, 166, São Torquato, Vila Velha

15/03 (sexta-feira)

CRJ Novo Horizonte

Rua Gaivota, s/n, Novo Horizonte, Serra

22/03 (sexta-feira)

Horário: às 15h

CRJ Terra Vermelha

Rua Barra de São Francisco, 160, Terra Vermelha, Vila Velha

OBS.: o projeto também será realizado no CRJ Território do Bem, em Vitória, e no CRJ Cariacica, em datas a confirmar (acompanhe o perfil do Clube do Vinil no Instagram para mais informações).

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre