Últimos dias de inscrições para jovens em privação de liberdade fazerem o Enem

15/09/2021 07h27

Jovens que estão presos ou que cumprem medidas socioeducativas podem se inscrever para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem PPL) 2021 até o dia 17 de setembro, pela internet. É preciso se apressar para se inscrever.  A prova será aplicada entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2022.

Neste período, o responsável também poderá solicitar atendimento especializado ou tratamento por nome social para o inscrito, se for o caso. O prazo também vale para transferências ou exclusões de participantes.

 

Responsável pedagógico

Além de acompanhar os trâmites do exame, o responsável participará de todas as etapas, desde a inscrição dos interessados até a divulgação dos resultados. Também deverá determinar as salas de provas dos participantes, assim como a transferência entre as unidades, caso seja necessário, dentro do prazo previsto. Outra atribuição do responsável é excluir do exame aqueles que tiverem a liberdade decretada, conforme prevê o edital do Enem PPL.

 

Enem PPL

 As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a Educação Superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.

Fonte: site do Inep