Setembro amarelo: participe das ações de prevenção ao suicídio

24/09/2021 07h27

Setembro é um mês marcado pela conscientização de doenças e ações importantes da Saúde, sendo uma delas a prevenção ao suicídio, na campanha 'Setembro Amarelo'. E com os objetivos de mobilizar e informar a população sobre essa causa que acomete diversos brasileiros anualmente, a Secretaria da Saúde (Sesa) está promovendo ações. Confira:

- Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano

Atividade: roda de conversa sobre a arte do cuidado

Público-alvo: profissionais de saúde, residentes e estudantes.

Clique aqui e confira o convite

Link para participação presencial: https://forms.gle/xHa1Wzhw6MP7UufV6.

Link para participação online: https://forms.gle/pSo4feyHgRT5TbyM8.

- Centro Regional de Especialidades (CRE) São Mateus

Atividade: roda de conversa

Público-alvo: profissionais que atuam na unidade

Números

No ano de 2020, o Espírito Santo registrou 2.377 casos de lesões autoprovocadas. Em 2021, de janeiro a agosto, foram 1.752 notificações pela mesma causa.

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), ocorreram 231 óbitos por suicídio no Estado em 2020. Isso representa uma taxa de 5,63 óbitos por 100 mil habitantes. Já de janeiro a agosto deste ano, foram 71 óbitos. A taxa de janeiro a julho é de 2,42 por 100 mil habitantes.

Com relação as autointoxicações, no Estado, dados do Centro de Informações e Assistência Toxicológica (CIATox), em 2020 foram registrados 3.250 casos. De janeiro a julho de 2021, foram registrados no sistema 2.011 casos.

Sinais de alerta

Comportamento de isolamento, falas constantes de preocupação com a própria morte, falta de esperança e expressão de ideias de suicídio (‘Vou desaparecer’, ‘Vou deixar vocês em paz’), são alguns indícios que precisam ser considerados.

É importante que os familiares e amigos estejam atentos às manifestações e se posicionem no sentido de ajudar o próximo, como conversar sobre o assunto e incentivar a procura de ajuda.

Para a referência técnica em Vigilância de Violências e Acidentes da Sesa, Edleusa Cupertino, abordar o tema de forma direta e clara, com privacidade, é importante para o acolhimento correto do cidadão que necessita de ajuda para suportar sentimentos muitas vezes angustiantes. Ela destaca ainda que o apoio da família é primordial nesse processo.

“Devemos sim falar sobre essa situação, mas é necessário abordar de forma correta para o apoio ser preciso e incentivar outras pessoas necessitadas a procurarem ajuda. Além disso, os familiares, amigos e vizinhos são redes essenciais nessa caminhada e também precisam de orientação e apoio para saber a condução mais assertiva em casa com o paciente”, destacou.

Onde procurar ajuda

No Espírito Santo, a Rede de Atenção Psicossocial, assim como os serviços de urgência e também equipe de referência na Atenção Primária à Saúde (APS), são responsáveis por realizar atendimentos às pessoas em sofrimento psíquico, bem como o acolhimento aos familiares.

O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a APS mais próxima da sua residência, relatar o momento que está enfrentando e terá encaminhamento e ajuda dos profissionais de saúde.

Nas unidades também são desenvolvidas ações de prevenção e posvenção com equipes multiprofissionais. Vale ressaltar que esse auxílio é de competência do município.

Confira os locais preparados para auxiliar esse grupo de cidadãos:

- Serviços de saúde, como: Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Unidade Básica de Saúde; Saúde da Família; e Postos e Centros de Saúde.

- Unidades de Emergência, como: SAMU 192; Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Pronto-socorro; e hospitais.

• Centro de Valorização da Vida (CVV). Contato: ligação gratuita no número 188 ou www.cvv.org.br.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi/ Kárita Iana/ Luciana Almeida/ Thaísa Côrtes/ Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos