SEDH realiza premiação do Prêmio Benedito Meia Légua
A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR), realizou, nesta segunda-feira (20), a entrega do Prêmio Benedito Meia Légua, em São Mateus. O prêmio, que está na segunda edição, tem o objetivo de homenagear personalidades negras que são ou que foram destaque na luta pela igualdade racial e na luta quilombola. A premiação fez parte das diversas atividades realizadas pelo Governo do Estado no município de São Mateus, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.
Foram sete os premiados em três categorias. Na categoria “Pessoas que se destacaram na luta quilombola”, foram premiados Fábio Ravera Lyrio, Luciana dos Santos Crocce e Olindina Serafim Nascimento. Na categoria “Pessoas que se destacaram na luta pela Igualdade Racial”, a homenagem foi para Mônica Porto e Rosimar de Oliveira Silva. Na categoria “Pessoas que se destacaram na luta pela Igualdade Racial (in memória)”, o homenageado foi Matuzalém Ribeiro de Souza e, na categoria “Pessoas que se destacaram na luta pela Igualdade Racial (Nacional)”, a homenageada foi a atriz Taís Araújo.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância da premiação. “Estamos na segunda edição deste prêmio que promove a valorização das pessoas que lutam pela igualdade racial pelo olhar da sociedade civil, que colabora na indicação destas personalidades”, destacou.
Comissão julgadora
Participaram da comissão julgadora do prêmio organizado pela SEDH Noemi Dandara Rangel Monteiro, representando o Fórum Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial; Andressa Bessa da Silva Santos, coordenadora de Política para Mulheres de Cachoeiro de Itapemirim; Monica Felipe Santo Loza (Monica Porto), escritora Mateense; Ricardo Luiz dos Santo Paiva (Pai Ricardo), do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial; e a gerente de Promoção da Igualdade Racial da SEDH, Edinéia Conceição de Oliveira.
A solenidade aconteceu na Casa da Cultura, no Porto de São Mateus, e contou com a presença do prefeito do Município de São Mateus, Daniel Santana Barbosa; da secretaria de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo Cypriano Machado; da secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes; da secretária municipal de Cultura, Domingas dos Santos Dealdina; do gerente de políticas de Igualdade Racial, Edinéia Oliveira; e da presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado (CEPIR), Fátima Tolentino da Silva.
Confira o currículo dos homenageados:
Personalidades na luta pela promoção da igualdade racial:
Rosimar de Oliveira Silva – Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça pelo CEUNES/Ufes; mestre em Ensino na Educação Básica pelo CEUNES/Ufes; doutoranda no Programa de Psicologia Institucional da Ufes.
Mônica Porto – Professora, escritora e poetisa. É integrante do Coletivo de Mulheres Pretas Constância D'Angola; pós-graduada em "Confluências Africanas e Afro-Brasileiras e as Relações Étnico-raciais na Educação" pela Faculdade Unida; graduada em Letras – Português pela Ufes, em São Mateus. Lecionou em várias escolas no Espírito Santo. Em 2017, lançou o primeiro livro “Um Caçador de Pipas de Outro Mundo”, na FLIC – Feira Literária Capixaba, e, em 2018, o segundo livro “Historieta de uma flor, a Julieta”, pela Formar Editora, também na FLIC.
Personalidades na luta quilombola:
Luciana dos Santos Croce – Graduada em Pedagogia e Letras; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Especial e Inclusiva e Gestão Escolar.
Mestre Fábio Ravera Lyrio – Pertence à comunidade Quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta, mestre Fábio é uma liderança Quilombola que promove um trabalho de resgate do Caxambú na comunidade em que vive. Sua família e sua comunidade mantêm essa cultura viva em nosso Estado.
Olindina Serafim do Nascimento – Professora/Doutora em Educação Quilombola, é liderança na região do Sapê do Norte.
Personalidades na luta pela promoção da igualdade racial (in memorian):
Matuzalém Ribeiro de Souza: Idealizador e coordenador do Grupo Beleza Negra de Guarapari/ES. Dedicou grande parte da sua vida ao projeto Beleza Negra, realizando várias atividades onde discutia a temática racial, enfatizando a importância da valorização da beleza da raça negra como instrumento de enfretamento ao racismo em todas as suas manifestações. Ativista da causa negra, faleceu há seis anos deixando um grande legado para a cidade de Guarapari e para todo Estado do Espírito Santo.
Personalidade na luta pela promoção da igualdade racial (nacional):
Taís Araújo - Atriz, ativista da causa racial com seu esposo, o ator Lázaro Ramos. Desenvolvem um grandioso trabalho na causa de combate ao racismo em nosso País.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414 (27) 99309-4008