Sarau Quinto Elemento no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha no dia 29
Por Danielly Campos
As juventudes que querem se divertir e curtem música não podem perder a segunda edição do Sarau Quinto Elemento, que acontece no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha, em Vila Velha, na sexta-feira, dia 29, a partir das 19h. O evento cultural é gratuito.
Os jovens vão ter microfone aberto para cantar ou podem fazer apresentações culturais. O nome do evento remete ao quinto elemento do hip hop, que é o conhecimento. Os outros elementos da cultura do hip hop são MC, DJ, break e o grafitti. A ideia é gerar uma reflexão sobre a importância do quinto elemento e das culturas de periferia.
Não precisa se inscrever. Basta comparecer no espaço. A primeira edição do Sarau Quinto Elemento aconteceu no mês passado, durante a Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, no CRJ Terra Vermelha.
CRJ
O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha, em Vila Velha, foi o primeiro CRJ implantado pelo Governo do Estado. Ele foi inaugurado no dia 4 de setembro de 2021.
O CRJ é um espaço público moderno para acolher o jovem de 15 a 24 anos. Ele conta com salas multiuso para oficinas, recepção, laboratório temático e dança. Além disso, há computadores que podem ser usados para fazer trabalhos escolares ou mesmo para trabalho. Tudo isso de graça.
Além dessa infraestrutura de ponta, a equipe interdisciplinar do CRJ, que conta com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social, está preparada para atender e acompanhar os jovens em suas necessidades.
Parceria
A implantação do CRJ é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Bem Brasil, definida após ampla seleção pública para fazer a gestão do espaço.
Desde julho de 2021, a Bem Brasil iniciou os trabalhos para implantação do CRJ Terra Vermelha com a contratação de profissionais e mobilização dos jovens da região.
Estado Presente
O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
consultoria.bid@sedh.es.gov.br