Live do Palavra Negra sobre literatura e questões raciais nas escolas acontece nesta sexta-feira (29)
Por Danielly Campos
Nesta sexta-feira (29), às 20 horas, as juventudes podem acompanhar a live “Das palavras às salas de aula”, pelo perfil do Palavra Negra (@palavranegra) no Instagram. O evento vai debater o cenário da literatura de autoria negra no Espírito Santo, as questões raciais enfrentadas pelos autores e as possibilidades de aplicação no ambiente escolar.
A transmissão on-line contará com a participação de Adriano Monteiro e Maicom Souza, integrantes do Coletivo Palavra Negra, e de Valquiria Santos Silva, gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola da Secretaria da Educação (Sedu) e pesquisadora em Educação Racial e Educação Popular.
Para o jornalista e cientista social Adriano Monteiro, a live vai proporcionar uma conversa descontraída sobre temas importantes para a sociedade. “Falaremos sobre a aplicação da Lei 10.639/2003, as novas ferramentas pedagógicas, além da arte e a cultura como instrumentos de ensino. Nesse sentido, estamos propondo rupturas metodológicas que dialoguem com mais proximidade nas realidades dos alunos, principalmente aqueles de localidades periféricas”, destacou Monteiro.
Sorteio
Por meio do perfil @palavranegra no Instagram, serão sorteados quatro livros de autores capixabas que participam dos projetos do Coletivo Palavra Negra: “Ensaios sobre Religiosidade, Racismo, Educação e Laicidade”, de Edson Bomfim; “Ilusão Surto de Inspiração”, de Mar Céu; “Projeto Político de um Território Negro”, de Osvaldo Martins de Oliveira; e “O Evangelho segundo os Oprimidos”, de Stel Miranda. A promoção é válida até o meio-dia desta sexta-feira (29) e o regulamento está disponível no perfil @palavranegra.
Palavra Negra
Fundado em 2014, o Coletivo Palavra Negra consiste em uma marca que une a produção artística e pedagógica com a proposta de difundir a literatura desenvolvida por escritores e escritoras negros. Sua atuação compreende as plataformas virtuais, com a utilização de linguagem audiovisual, e também as salas de aula, em consonância com a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e particulares.
Serviço:
Live do Coletivo Palavra Negra
Tema: “Das palavras às salas de aula”
Quando: 29 de outubro (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Onde assistir: Instagram @palavranegra
Participantes:
Adriano Monteiro
Jornalista e cientista social. Mestre em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Diretor, roteirista, produtor cultural e pesquisador. É idealizador e membro do Coletivo Palavra Negra. Dirigiu e roteirizou o curta-metragem “Guri” (2019) e “Live” (2020).
Maicom Souza
Filósofo e bailarino, é integrante do Coletivo Emaranhado, grupo de dança e artes cênicas. Integra também o Coletivo Palavra Negra. É autor do livro “Estéticas das Práticas Performativas da Dança Afro-Brasileira Cênica” (Appris, 2021). Em parceria com o Coletivo Emaranhado, lançou o livro “Abajur Cor de Carne - Cartografia pela Dança: possíveis epistemologias de uma Arte negro-brasileira” (Cousa, 2021).
Valquiria Santos Silva
Gestora educacional, mestranda em Ensino da Educação Básica pelo PPGEEB (Ufes). Pesquisadora em Educação Racial e Educação Popular. Gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola da Secretaria da Educação (Sedu).
- Acompanhe os projetos do Coletivo Palavra Negra:
Fan-page oficial Palavra Negra: https://www.facebook.com/palavranegra/
E-mail: negrapalavra@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/palavranegra/
Com informações da JRSN Assessoria
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
consultoria.bid@sedh.es.gov.br