Jovens expõem produções culturais em programação do Novembro Negro

21/11/2025 22h20 - Atualizado em 21/11/2025 22h22

Como parte das atividades do Novembro Negro, Mês da Consciência Negra, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Pedro realizou na terça-feira (18) a exposição “Pele, Palavra e Poder”, no Museu Capixaba do Negro (MUCANE).

Tendo o antirracismo e a arte contemporânea como temas principais, foram expostos no museu os trabalhos produzidos pelos jovens do CRJ e os jovens que cumprem Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em Vitóŕia. 

Os jovens apresentaram músicas, uma peça teatral do grupo “Os Suspeitos”, do CRJ, apresentações de arte e exibições de curtas metragens e das atividades produzidas nas oficinas de audiovisual. 

De acordo com o coordenador de articulação, Henrique Tavares, o objetivo central do CRJ é promover a democratização e o direito à cultura para todos, principalmente os jovens. “A gente sempre leva os jovens às exposições de artes e trazemos artistas negros e indígenas ao CRJ para que eles possam conhecer outras referências, para além do que eles normalmente veem na TV”, explica. 

O evento contou também com a participação das mães, avós, tias e familiares, que puderam, pela primeira vez, ter a experiência de estar com eles no museu.

Sobre os CRJs

O CRJ São Pedro é fruto de uma parceria do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública, e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida
Marcus Vieira
(27) 3134-1447
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br