II Festival Lacração – Arte e Cultura LGBTQIA+: lives e vídeos de arte no Instagram

04/08/2021 09h47

Quem perdeu o II Festival Lacração – Arte e Cultura LGBTQIA+, que aconteceu no último fim de semana, pode conferir parte da programação no perfil @festivallacracao do Instagram ou no site festivallacracao.com.br.

O material é rico e instigador, pois provoca a reflexão de questões da comunidade LGBTQIA+ por meio das performances artísticas, mostra de vídeos e bate-papos. O Festival Lacração é o maior evento de arte desse gênero no Estado. Neste ano, ele aconteceu com parte das atividades presenciais, em função da pandemia, no Centro POP, na Serra, e no Mercado São Sebastião, em Vitória, respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19.

Foram, no total, 16 apresentações de artistas do Brasil e do Estado. Os vencedores da Batalha de Dança de Rua e uma Batalha de Drags Queens foram Nygga e Lolo Pan, respctivamente.

O festival contou com quase 300 inscrições nas diversas categorias de seleção. Ele teve como curadores a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Julia Rocha, o professor do Instituto de Artes da Unicamp, Gilberto Alexandre Sobrinho e a artista e doutoranda em Artes Visuais da Unicamp, Maira Freitas.

Apoio

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) apoiou e participou do II Festival Lacração – Arte e Cultura LGBTQIA+, que ocorreu no último final de semana. O gerente de Políticas para a Diversidade Sexual e Gênero, Renan Cadais, foi o convidado para a mesa de debate “Políticas Públicas para a População LGBTQIA+”.

Na atividade, o gerente Renan Cadais explicou como é desenvolvido o trabalho da SEDH no que se refere às políticas públicas voltadas para as diversidades sexual e de gênero. “O Festival Lacração tem se tornado o maior festival de arte e cultura LGBT+ no Espírito Santo, potencializando e visibilizando fazedores de cultura do nosso Estado”, declarou.

O coordenador-geral do evento, o artista visual Geovanni Lima, explicou que o festival contou com a participação de artistas capixabas e também de todo o Brasil, além de agradecer o apoio do Governo do Estado. "O Festival Lacração é um espaço de cultura e de Direitos Humanos. É pelo viés artístico que levantamos nossas questões e nos colocamos como gente. Ter a SEDH nesse processo nos fortalece", pontuou.

O Festival Lacração contou ainda com incentivos da Secretaria da Cultura (Secult), da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc.

Juliana Borges
juliana.paiva@sedh.es.gov.br