Estado Presente: CRJ Terra Vermelha realizou plantão para tirar o Título de Eleitor

28/04/2022 17h26

Por Danielly Campos



O
s jovens da Região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, com mais de 16 anos ou que completam essa idade até dia 02 de outubro, aproveitaram o plantão do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha para tirar o título de eleitor, na tarde desta quinta-feira (28). Os articuladores do CRJ dão orientação e acompanham o pedido de emissão do documento, que permite ser eleitor.

Todo procedimento foi gratuito. Os articuladores auxiliam os jovens no preenchimento virtual dos pedidos e em todo o procedimento para emissão do Título de Eleitor.

Após conclusão desse processo, o jovem retira o título no cartório eleitoral da sua região. “Tivemos muito movimento de jovens para tirar dúvidas ou mesmo para fazer o pedido do título de eleitor. Muito importante essa parceria do CRJ Terra Vermelha com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e da Escola Judiciária do TRE-ES. Juntos, estamos promovendo a cidadania”, afirmou a coordenadora do CRJ Terra Vermelha, Carolina Cyrino.

Os jovens que não possuem título de eleitor e desejam participar das Eleições 2022 devem fazer o pedido do documento até o dia 02 de maio. 

Visita

Na última terça-feira (26), 20 jovens do CRJ Terra Vermelha visitaram a sede do TRE-ES, em Vitória, e receberam orientações importantes da equipe do TRE-ES sobre democracia, o poder do voto e cidadania.

CRJ

Inaugurado em setembro do ano passado, o CRJ Terra Vermelha é um espaço público moderno para acolher o jovem de 15 a 24 anos. Ele conta com salas multiuso para oficinas, recepção, laboratório temático e de dança. Além disso, há computadores que podem ser usados para fazer trabalhos de escola ou mesmo para o trabalho. Tudo de graça.

Além dessa infraestrutura de ponta, a equipe interdisciplinar do CRJ, que conta com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social, está preparada para atender e acompanhar os jovens em suas necessidades.

“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs em dez cidades, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles, que integram o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A implantação do CRJ é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Bem Brasil, definida após ampla seleção pública para fazer a gestão do espaço.

 

Estado Presente


O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br