Equipe da SEDH faz visita técnica à maior casa de Hip Hop da América Latina
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e a assessora da Gerência de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Paula Colella, realizaram, nessa quinta-feira (28), uma visita técnica a Casa da Cultura Hip Hop no município de Esteio, no Rio Grande do Sul, a maior da América Latina. O objetivo foi a troca de informações e experiência com a equipe no intuito de contribuir com o projeto dos Centros de Referência das Juventudes (CRJ) no Espírito Santo.
O complexo cultural conta com voluntários e colaboradores que auxiliam na promoção de atividades de empoderamento e de construção cidadã, por meio da cultura Hip Hop. O local conta com estúdio musical, espaço empreendedor, quadra poliesportiva, horta comunitária, refeitório, centro do inclusão digital, biblioteca e área para eventos.
Na Casa Hip Hop, a equipe da SEDH foi recebida pelo coordenador Rafael Diogo dos Santos, mais conhecido como Rafa Rafuagi, que também é MC da cultura Hip Hop e recentemente lançou um livro.
“A Casa da Cultura Hip Hop é um espaço incrível que trabalha com as juventudes seguindo a linha do Hip Hop, com aulas para a produção de músicas, grafitti, poesia, por exemplo. Foi uma experiência maravilhosa, na qual pudemos compartilhar muitas ideias e informações sobre o que fazemos nos CRJs do Governo do Estado do Espírito Santo”, explicou a secretária Nara Borgo.
Na oportunidade, a secretária e a assessora Paula Colella foram presenteadas com o livro de Rafa Rafuagi, intitulado “Teoria Prática, a história das juventudes na engenharia social”.
Reunião na Prefeitura de Esteio
Ainda nessa quinta-feira, a equipe da SEDH, a convite da Prefeitura de Esteio, se reuniu com o prefeito Leonardo Pascoal e as equipes das secretarias municipais de Direitos Humanos e de Cultura.
A secretária Nara Borgo explicou que a prefeitura tem a intenção de implantar um CRJ municipal em Esteio, e solicitaram a reunião para saber sobre a experiência do projeto no Espírito Santo.
“Pude explicar como funcionam os nossos CRJs, a metodologia utilizada. Trocamos informações ainda sobre o acolhimento que é feito com as juventudes, além da forma de cuidado com a população migrante, visto que o Rio Grande do Sul também recebe muitas pessoas vindas de outros países. Foi um momento muito importante e enriquecedor, e uma alegria ver que um município pequeno como Esteio tem uma Secretaria Municipal de Direitos Humanos tão atuante em diversas áreas, o que é fundamental para fortalecer a política de direitos humanos em nosso país”, destacou a secretária.
Além do prefeito e da secretária, também participaram da reunião a secretária Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Katiane Marques; o diretor de Direitos Humanos, Wagner Chagas; a coordenadora de Direitos Humanos, Maria Izabel Teixeira; a diretora de Assistência Social, Jeanine Godoy; e a secretária Municipal de Cultura, Tatiana Tanara.
Após a reunião, a secretária também foi presenteada pelo prefeito com um livro.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br