Vinte jovens atendidos no CRJ fazem visita guiada ao Palácio Anchieta em Vitória

16/11/2021 17h53 - Atualizado em 16/11/2021 17h58

Por Danielly Campos

 

Cerca de 20 jovens de 15 a 24 anos, atendidos no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha, em Vila Velha, e da região de Feu Rosa, na Serra, visitaram, na manhã desta terça-feira (16), o Palácio Anchieta, em Vitória.  O governador Renato Casagrande surpreendeu as juventudes e participou da visita.

Muito empolgados, os jovens conheceram o espaço onde estão parte dos restos mortais do padre José Anchieta, a Galeria dos Ex-governadores, além do acervo dos pintores e artistas capixabas que estão expostos no local, que é tombado.  Todos tiraram muitas fotos e vídeos.

“Foi a minha primeira vez no Palácio Anchieta. Só conhecia por fora, nunca tinha entrado. Para mim, a visita foi surpreendente. O que me encantou mais foi a história da edificação e do Estado, de como tudo aconteceu”, afirmou o Rykardo da Rocha Souza, de 18 anos. 

“A visita foi massa! Trouxe muito conhecimento sobre a nossa história, sobre a chegada dos imigrantes. Já conhecia o Palácio, mas foi muito legal participar deste momento”, afirmou Sarah Avelar, de 21 anos, moradora de Feu Rosa. 

No meio da visita, o governador Casagrande encontrou os jovens e conversou sobre as atividades culturais, artísticas e esportivas, promovidas pelos CRJs.  Ele ficou muito feliz em receber as juventudes e até pousou para fotos.

“Conhecer parte da nossa história com os monitores do Palácio foi muito importante. Podemos fazer com liberdade reflexões críticas, como, por exemplo, de termos apenas homens à frente do poder, no Estado. Isso não era possível, no passado”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo. 

 

CRJ

O CRJ é um espaço público moderno para acolher o jovem de 15 a 24 anos. O equipamento conta com salas multiuso para oficinas, recepção, laboratório temático e dança. Além disso, há computadores que podem ser usados para fazer trabalhos escolares ou mesmo para trabalho. Tudo isso de graça.

Além dessa infraestrutura de ponta, a equipe interdisciplinar do CRJ, que conta com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social, está preparada para atender e acompanhar os jovens e as necessidades deles.

A implantação do CRJ é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Bem Brasil, definida após ampla seleção pública para fazer a gestão do espaço.  

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br