Território do bem: mais segurança e oportunidades para os jovens

20/05/2021 10h00

O Território do Bem, que engloba as comunidades de Itararé, Jaburu, Bairro da Penha, Bonfim, Engenharia, Consolação, Floresta, Gurigica e São Benedito, na Capital, vai ganhar mais segurança e cursos para a juventude com o novo Centro de Referência das Juventudes (CRJ), que será implantado na região. O governador Renato Casagrande anunciou novas ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, na tarde desta quarta-feira (19), no Destacamento de Polícia Militar (DPM), em São Benedito.

Haverá reforço no efetivo da Polícia Militar para inibir crimes. O investimento nesta ação é de R$ 160 mil por mês. “Se for preciso, as forças de segurança pública permanecerão aqui na comunidade para que a gente possa dialogar com as entidades da sociedade. Para que a gente possa dialogar com cada membro dessa comunidade para poder dar mais segurança a essas pessoas, ao mesmo tempo em que a gente reforça o policiamento”, pontuou o governador.

Casagrande destacou também os diversos trabalhos na área social que são desenvolvidos na região, como a promoção de qualificação profissional do Programa Qualificar ES, a entrega de cestas básicas e o Centro Regional das Juventudes, que vai funcionar nessa região do Território do Bem.

“São diversas ações na área social para que junto com a parte policial possamos fortalecer o trabalho na área de segurança pública. Esse é um trabalho que envolve todos os órgãos do Governo, também a Prefeitura, as comunidades e as famílias. Por isso que a gente veio aqui, para simbolizar e anunciar essa presença mais próxima do Estado e da PM aqui nesta região. Para que isso seja uma presença tranquilizadora junto à comunidade”, disse o governador.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, também falou sobre a importância das ações do Programa. “Para que a gente desenvolva uma cultura de paz nas comunidades, iniciamos uma nova ação com a polícia, mas é importante enfatizar que o Governo já faz muitas ações no Território do Bem. Uma delas foi o Edital JuventudES Emergencial, que contemplou nove iniciativas de jovens da região”, lembrou.

Nara Borgo prosseguiu: “Temos um território com jovens potentes e criativos, uma comunidade organizada. Em breve vamos ter o nosso grande projeto realizado neste território, que é a implementação de um Centro de Referência das Juventudes, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Essa é a marca do Programa Estado Presente, caminhamos junto com todos os desafios, com diálogo com as comunidades, construindo um ambiente melhor para todas e todos.”

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem como objetivo reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, trabalhando de forma integrada com as forças policiais do Estado e a parceria dos demais poderes e órgãos que compõem o sistema de justiça criminal.

Dez municípios do Estado vão receber 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJ), em parceria com os municípios e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: site do Governo do Estado do Espírito Santo