SEDH visita imóvel onde vai funcionar Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Aracruz

06/01/2022 18h48

O secretário de Estado de Direitos Humanos em exercício, Geovanni Lima, visitou, na manhã desta quinta-feira (06), o imóvel onde vai funcionar o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz, no Centro do município. A agenda contou com a presença do prefeito Dr. Coutinho e do vice-prefeito Beto Vieira, além de diversas autoridades locais.

O CRJ Aracruz será um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 24 anos. Nele, as juventudes vão poder fazer gratuitamente cursos, oficinas, usar espaços para trabalho, laboratórios criativos, construir planos de trabalho e de vida, além de fazer passeios fora do território, entre outros.

"Nosso trabalho em Aracruz já começou com o mapeamento dos jovens e as ações de mobilização. Em breve, vamos inaugurar o CRJ Aracruz. Já começamos a atuar em outras cidades, como Serra, Vila Velha e Cachoeiro, que também está em processo de mobilização. No total, serão 14 CRJs para que as nossas juventudes tenham mais oportunidades. Eles são o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, explicou Geovanni Lima.

De acordo com o prefeito, os jovens que vivem na ponta da vulnerabilidade social terão oportunidades. “Dentro de alguns meses a juventude que será atendida pelo projeto poderá usufruir de um espaço dedicado a eles, com muitas oportunidades que irão mudar o rumo das suas vidas. A implementação das políticas públicas e o olhar específico para os nossos jovens só demonstram a preocupação do Governo do Estado em contribuir de forma certeira com a mudança de muitos que farão uso do CRJ. Esse será um espaço muito acolhedor e que, com certeza, vem para somar com a construção da cidadania da nossa juventude”, comentou Dr. Coutinho.

O CRJ Aracruz é fruto de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, definida após ampla seleção pública, e com a Prefeitura de Aracruz, que fez a cessão do espaço físico do imóvel, o complexo do Teatro Municipal, onde funcionavam diversas secretarias municipais.

O projeto do CRJ foi elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), que implementa, com recursos do Programa Estado Presente, essa política pública para a juventude.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Os CRJs serão implantados em dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. São eles: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

Foto: Vinícius Gardimann

(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186