SEDH tem dois projetos classificados no Prêmio Inoves

06/09/2024 16h52
LabPoca de estética no CRj Cachoeiro.

Os Laboratórios de Potencialidades Capixabas (Labpocas), instalados nos Centros de Referências das Juventudes (CRJs), e o Levantamento de Dados Socioeconômicos de Pessoas com Deficiência, executados pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), são finalistas do Prêmio Inoves 2024.

 

“Estamos muito felizes com esta classificação de trabalhos que atingem dois grandes grupos da nossa sociedade, as juventudes e as pessoas com deficiência. O reconhecimento do nosso trabalho é sempre motivador para toda a equipe”, afirma a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.  

 

Atualmente, são 20 os LabPocas instalados nos 14 CRjs. São espaços de fomento à economia criativa onde os jovens têm acesso a equipamentos e profissionais que permitem formações ligadas à área de estética (barbearia, trança e unha em gel) e audiovisual, onde trabalham a parte musical e vídeo, e também produzem podcast, desenvolvendo diversas técnicas, sendo estimulados a empreender.

 

O Levantamento de Dados Socioeconômicos de Pessoas com Deficiência é um material que reúne informações de diversas fontes, permitindo um conhecimento mais apurado da realidade capixaba e tornando-se um documento norteador para a elaboração de políticas públicas eficientes para esta população.  

 

Inoves

O Prêmio Inoves tem como propósito reconhecer e estimular projetos inovadores desenvolvidos por equipes do serviço público do Espírito Santo.

 

A última etapa da avaliação será a apresentação dos projetos para uma banca julgadora, que fará a análise com base em critérios como inovação, foco na pessoa usuária, resultados, relevância para a sociedade e uso eficiente dos recursos.

Para os seis projetos do Executivo Estadual finalistas na categoria Projeto de Resultados, há ainda uma etapa extra da premiação, a do voto popular, em que os cidadãos ajudam a escolher uma das equipes vencedoras.

 

Ao todo, sete equipes do Executivo Estadual e três do Municipal serão premiadas com recurso de até R$ 30 mil para investirem no processo de aceleração dos projetos vencedores. Além disso, receberão certificado, selo do programa e troféu, também concedidos às três equipes vencedoras de outros Poderes.

 

As equipes vencedoras, além de receber selo e certificado do Inoves, também participam do Programa de Aceleração de Iniciativas Públicas, etapa em que recebem um investimento de até R$ 30 mil reais para aplicarem em seus projetos.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Simone Diniz

(27) 3134-1414 (27) 99309-4008

comunicacao@sedh.es.gov.br