SEDH realiza evento de 20 anos de Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes

09/11/2023 18h00

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), realiza, nesta quinta-feira (09), um evento em comemoração aos 20 anos de realização do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) no Espírito Santo. O evento acontece no auditório da Corregedoria-Geral da Justiça do Espírito Santo (CGJ-ES), em Vitória.

Na programação, estão previstas mesas de diálogo com profissionais da área de psicologia e sociologia, bem como representantes do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, da SEDH, do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Espírito Santo e do Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Terra Vermelha.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, enfatiza a importância do Programa e a responsabilidade do Governo do Estado com a manutenção do PPCAAM. “O Espírito Santo comemora 20 anos de realização do Programa, com a mesma instituição executora e com aporte financeiro de 60% sem atraso nos repasses, garantindo a proteção às crianças e aos adolescentes do nosso Estado”, disse.

PPCAAM

O Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, o PPCAAM, é uma iniciativa pioneira, criada em 2003 pelo Governo Federal, cujo objetivo é a proteção, preservação e promoção da vida de crianças, adolescentes e jovens ameaçados de morte, bem como, em certos casos, a proteção do núcleo familiar, sem prejuízo da manutenção dos vínculos familiares, comunitários e afetivos.

No Espírito Santo, o PPCAAM foi instituído há 20 anos, sendo executado por meio de uma ONG chamada Centro de Apoio aos Direitos Humanos Valdício Barbosa dos Santos (CADH), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Gerência de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos. Essa, por sua vez, tem convênio com a Secretaria Especial de Direitos Humanos para a obtenção de recursos e as orientações técnicas necessárias à realização do programa no Estado.

Serviço:

Confira a programação:

Mesa 2 – O PPCAAM hoje: Panorama no Brasil e no Espírito Santo

14h – Palestrantes:

Drª Denise Avelino – Coordenadora Nacional do PPCAAM

Márcio Bertaso – Coordenador geral do PPCAAM/ES

Coordenador da Mesa: André Arpini - Psicólogo e Ex-Coordenador Técnico do PPCAAM/ES

15h – Coffe Break

Mesa 3 – A adolescência e a juventude da política de proteção a crianças e adolescentes ameaçados de morte.

15h15 – Palestrantes:

Profª Drª Luizane Guedes Mateus - Profª do Departamento de Psicologia da UFES

Drª Adriana Peres Marques dos Santos – Coordenadora do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Espírito Santo

Drª. Carolina Cyrino – Doutora em Sociologia e Coordenadora Geral do Centro de Referência das Juventudes de Terra Vermelha

Coordenador da Mesa: Cleilson Teobaldo dos Reis - Mestre em Psicologia, Psicólogo da PMV e Ex-Coordenador Geral do PPCAAM/ES

17h30 – Encerramento

Simone Diniz