SEDH promove formação sobre diversidade e inclusão para Apae de Vitória

18/05/2022 09h49

Como primeira atividade da VII Quinzena de Combate à LGBTfobia, que ocorreu na última sexta-feira (13), a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) promoveu a formação “Diversidade e Inclusão: temas introdutórios”, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória.

A formação foi ministrada pelo gerente de Diversidade Sexual e Gênero, Renan Cadais, e pela gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Carline Santos Borges, que abordou a perspectiva dos trabalhos colaborativos e de inclusão social como postura ética no ambiente de trabalho.

“Também foram apresentados o propósito da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a mudança de paradigma em torno do conceito de deficiência. Frisei a diferença como parte da diversidade humana e da humanidade e que pensar e praticar nessa linha enriquece as relações sociais”, destacou Carline Santos Borges.

O gerente Renan Cadais explicou o que é orientação sexual e afetiva, ensinou a diferenciar transexuais e travestis e fez um panorama sobre a violência contra a população LGBTI+, ainda tão presente no Brasil. Ele também explicou a importância da programação da Quinzena.

“É muito relevante que o Estado dê visibilidade a essa luta, de modo que garanta a manutenção do diálogo e da sensibilização das pessoas quanto ao tema, que é essencial para a defesa e promoção dos direitos das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”, salientou Cadais.

“Foi um momento de formação muito impactante. Achamos que conhecemos as questões que englobam o tema LGBTQIA+, mas quando ouvimos o Renan Canais explanar com muita propriedade sobre o tema vemos o quanto precisamos conhecer e discutir sobre o assunto. Fica o desafio para a instituição Apae de Vitória e para nós, como cidadãos, de busca constante ao não preconceito. A explanação brilhante de Carline Borges nos motivou e nos mostrou que estamos no caminho certo”, pontuou a coordenadora da Apae de Vitória, Maria Aparecida Quintão Valente.

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da SEDH 
Juliana Borges 
(27) 3636-1334 
juliana.paiva@sedh.es.gov.br