SEDH participa de lançamento do Plano Nacional Juventude Negra Viva
Nessa quinta-feira (21), a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e o subsecretário de Estado de Políticas para Juventude, Jiberlandio Miranda, participaram em Brasília do lançamento do Plano Nacional Juventude Negra Viva. O Plano é o maior pacote de políticas públicas para a juventude negra da história do Brasil.
Em setembro do ano passado, o Espírito Santo sediou a etapa final da Caravana Juventude Negra Viva, ação preparatória realizada em várias partes do País de escuta da juventude.
A secretária Nara Borgo destaca a importância destas ações para as nossas juventudes. “É com muita alegria que representamos o Governo do Estado do Espírito Santo no lançamento deste plano, que nos possibilitará a ampliação de ações para as nossas Juventudes”, pontuou.
O subsecretário e presidente do Fórum Nacional de Gestores de Juventudes, Jiberlandio Miranda, ressaltou a participação efetiva da juventude na caravana que passou pelo País. “Este documento foi criado a partir da escuta ativa da nossa juventude, trazendo respostas às principais demandas”, disse.
Juventude Negra Viva
O Plano Nacional Juventude Negra Viva tem o objetivo de construir ações de forma conjunta entre os ministérios para a redução da violência letal e outras vulnerabilidades sociais que afetam essa parcela da população. Construído com a participação de 18 ministérios, o Plano vai ter ações em áreas, como segurança, educação, saúde, assistência social, esporte e meio ambiente.
Cada eixo tem metas específicas e ações destinadas a promover mudanças estruturantes e duradouras na vida da juventude negra. No total, são 217 ações, divididas em 11 eixos e 43 metas.
São ações prioritárias:
- Projeto Nacional de Câmeras Corporais (Diretrizes, treinamento, capacitação);
- Criação do Pronasci Juventude: Bolsas de R$ 500 para jovens negros enquanto passam por cursos de capacitação profissional por 1 ano nos Institutos Federais (IFs);
- Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens: Todos os programas do Ministério da Saúde terão recorte de juventude negra. Programa específico sobre saúde mental.
- Bolsa de preparação para concursos da Administração Pública.
- Criação de Equipamentos de Referência em Políticas para as Juventudes no âmbito do programa Estação Juventude, revitalização dos CEUs, da Cultura e instalação dos Convive;
- Promoção de intercâmbios entre países sul-sul: R$ 6 milhões de investimento em intercâmbios de professores e estudantes de licenciatura para a África e América Latina;
- Implementação do Pontão de Cultura com recorte específico para a juventude;
- Internet em territórios periféricos, comunidades tradicionais e espaços públicos;
- Formação de jovens esportistas nas periferias, a partir dos Núcleos do programa Segundo Tempo;
- Crédito rural: com foco na produção de alimentos, agroecologia e sociobiodiversidade, com ênfase na ampliação da linha de crédito rural Pronaf Jovem.
Com informações do Governo Federal.
O Plano completo está disponível aqui https://encurtador.com.br/gIPQ2
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414 (27) 99309-4008