SEDH apresenta projeto dos Centros de Referência das Juventudes para Conselhos Estaduais

06/08/2020 18h01
Foto: Paula Barbosa

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para a Juventude, apresentou o projeto dos Centros de Referência das Juventudes (CRJ) ao Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir-ES), nessa quarta-feira (05). As informações também já foram apresentadas ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad).

A ideia de apresentar o projeto para os dois Conselhos se deu pelo fato de o Cepir trabalhar com propostas de políticas públicas que envolvem a juventude negra, a que mais morre atualmente no Brasil, e do Criad atuar junto aos adolescentes, que também fazem parte do público que será atendido pelos CRJ (15 a 24 anos).

“O CRJ será um equipamento que representará a nossa juventude e todas as suas especificidades, e para que isso aconteça é necessário o diálogo em todos os aspectos, para que possamos construir algo relevante. Por isso, já iniciamos as conversas com os Conselhos e as juventudes dos municípios que irão receber os centros. Toda a proposta da metodologia foi pensada e construída juntamente com as nossas juventudes, entendendo que esse é o principal caminho para que a política seja eficaz”, explicou a gerente de Políticas para Juventude da SEDH, Fabrícia Goetsch Barbosa.

A apresentação ao Cepir ocorreu durante reunião ordinária, na tarde dessa quarta-feira (05), e recebeu boa avaliação do presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Rosemberg Moraes Caitano.

“Pudemos constatar que é um projeto altamente recomendável, tendo em vista que tem uma linguagem jovem, com participação de jovens e para jovens. Percebemos que para a construção de tal projeto foi ouvida a juventude, a participação social foi levada em conta. O Cepir deliberou no sentido de ser parceiro e se colocou à disposição da equipe responsável pela execução do projeto para tudo aquilo que precisar, pois somos sabedores de que a juventude precisa de atenção especial e de ser ouvida, e esse projeto tem esses princípios”, avaliou Caitano.

A apresentação ao Criad ocorreu durante reunião plenária no mês de julho. A presidenta do Conselho, Alessandra Zardo, enfatizou que os CRJ vão contribuir para a convivência, formação, informação e expressão da juventude capixaba.

"Esses espaços serão importantes para a construção da cidadania e do protagonismo desses jovens, pois neles que são criados laços de pertença, reconhecimento e participação coletiva. O Criad destaca a relevância de sua importância para a comunidade local em sua interface com os territórios de vulnerabilidade social no Estado”, disse.

O que serão os Centros de Referência das Juventudes 

O Governo do Estado vai implementar 14 Centros de Referência da Juventude (CRJ) em 10 municípios do Espírito Santo, nos territórios que compõem o Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Os Centros são fruto de uma parceria do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O CRJ funcionará nos seguintes municípios: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz, Colatina e Guarapari.

Os dois primeiros serão implementados nas regiões do Polígono Feu Rosa – Vila Nova de Colares – Ourimar, no município de Serra, e na Região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. 

Serviços que serão oferecidos no CRJ:

  • Oficinas e cursos de qualificação e profissionalizantes;
  • Acompanhamento individual e/ou coletivo;
  • Atividades e eventos artísticos, culturais e esportivos no território;
  • Mostra semestrais e anuais dos trabalhos produzidos;
  • Mostra de Profissões;
  • Auxílio Transporte;
  • Passeios, vivências e/ou visitas fora do território;
  • Jovens mobilizadores;
  • Empréstimo de equipamentos audiovisuais e salas;
  • Acesso à internet;
  • Promoção da geração de renda por meiodo Lab Poca.

 

Programa Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem como objetivo reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, além de reduzir a vulnerabilidade da juventude à violência. Ele foi retomado, no início de 2019, com o eixo policial, e, em setembro, foi lançado o eixo de Proteção Social, cujo projeto dos Centros de Referência das Juventudes faz parte.

“O programa Estado Presente entende que a violência é multifacetada, é um fenômeno que se enfrenta não só com a polícia, mas também com ações de cidadania, cultura, educação e lazer. É isso que, desde o início desta gestão, estamos fazendo por meio do eixo social, com projetos de muito sucesso no nosso Governo”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O eixo de Proteção Social do Programa possui 37 projetos que estão sob gerenciamento da SEDH e coordenação da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br