Programa Estado Presente é finalista no voto popular do prêmio Inoves 2022

07/11/2022 14h54

Por Danielly Campos

 

O Programa Estado Presente, reconhecido pelos resultados no enfrentamento à violência e na transformação da vida das juventudes com a implantação de 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) no Estado, é finalista no Prêmio Inoves 2022. A votação popular é on-line e acontece até a próxima segunda-feira (14).

Para participar, basta acessar o site inoves.es.gov.br/votopopular, selecionar um dos projetos que estão na disputa e registrar a escolha.

Além do Programa Estado Presente, o Governo do Estado tem outros cinco projetos finalistas: CEEJA - Vencendo Fronteiras” e “Metodologias aplicadas à otimização do transporte escolar estadual”, da Secretaria da Educação (Sedu); “Cooperação fiscal”, da Secretaria da Fazenda (Sefaz); “Mapeamento de risco no enfrentamento à COVID19”, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES); “Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES)”, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Para auxiliar na avaliação e escolha, o público pode conferir no site do Inoves os vídeos curtos de apresentação dos projetos, produzidos e disponibilizados pelas próprias equipes finalistas. O voto popular só é válido se feito por pessoas, não sendo permitido o uso de outras formas digitais, como automação ou programação. O projeto que conseguir o maior número de votos até o encerramento da votação será considerado vencedor e receberá recurso de até R$ 30 mil, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), para investimento no programa de aceleração.



Estado Presente

O Programa Estado Presente é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Os Centros de Referência das Juventudes representam a principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente: Segurança Cidadã. Com capacidade para atender a mais de 65 mil jovens por ano, os CRJs são espaços de integração e potencialização das juventudes.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Governo do Estado inaugurou o primeiro CRJ do Estado em Terra Vermelha, em Vila Velha, em setembro de 2021. Em dezembro do ano passado, inaugurou o CRJ Feu Rosa, na Serra. Em março de 2022, foi inaugurado o CRJ Cachoeiro de Itapemirim, em Rubem Braga. Já em abril, foram a vez dos CRJs Aracruz, no Centro do município, e São Mateus, no bairro Ayrton Senna, além de Guarapari, no bairro Kubischek.

Em junho deste ano, foram inaugurados os CRJs Linhares, Colatina, Novo Horizonte (Serra). Já em julho, foi a vez dos CRJs Território do Bem, São Pedro (ambos em Vitória) e Cariacica começarem os trabalhos. Em agosto, o CRJ Flexal deu início ao trabalho em sua sede, localizada em Flexal II. O último CRJ inaugurado foi o São Torquato, em setembro deste ano.


Saiba mais em www.juventudes.es.gov.br.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br