Medalhista Rayssa dá visibilidade às juventudes do Brasil

28/07/2021 11h44

Por Danielly Campos

A menina Rayssa Leal, de 13 anos, que brilhou ao conquistar a medalha de prata no skate nas Olimpíadas de Tóquio 2020, inspirou o Brasil. Além da competição, a maior vitória da maranhense foi demostrar a potencialidade das juventudes, ao receberem investimentos e poder realizar sonhos.

A medalhista brasileira mais jovem das olimpíadas nos últimos 85 anos é uma garota em um esporte tradicionalmente praticado por meninos e homens. Ela ganhou um skate de presente e contou com o apoio da família. O sucesso foi a soma de treino, talento e oportunidade.

Aos 11 anos, conquistou a primeira medalha em um torneio internacional. Em 2019, foi vice-campeã mundial, perdendo apenas para a brasileira Pâmela Rosa. Em 2020, ficou na terceira colocação do campeonato mundial.

“A história da Rayssa poderia ser a de qualquer jovem capixaba no esporte ou em qualquer área que desejasse. Nossas juventudes são muito criativas e potentes em tudo que empreendem. Por isso, o Governo do Estado, além de oferecer educação, saúde e cursos de qualificação, faz o maior investimento nas juventudes. Criamos uma gerência de juventude, o site Juventudes e o perfil juventudes_es no Instagram. Tivemos o Juventudes Emergencial, que premiou jovens que desenvolveram projetos importantes em suas comunidades, durante a pandemia. Em breve, faremos o Juventudes para premiar ainda mais projetos”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Ela enfatizou ainda os trabalhos em andamento para a implantação de um fundo estadual das juventudes. “Ele é um pleito histórico das juventudes, assim como a implantação do Plano Estadual de Políticas das Juventudes, que está em fase de ajustes, após ouvir os jovens de todo o Estado, na última semana. Queremos a garantia de direitos e gerar ainda mais oportunidades”, ressaltou Nara Borgo.

Foto: divulgação/Facebook Rayssa Leal


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
consultoria.bid@sedh.es.gov.br