Live da SEDH marca o Dia Internacional da Juventude

13/08/2020 16h49

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para a Juventude, promoveu uma live em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, na tarde dessa quarta-feira (12), no Facebook. A transmissão, ao vivo, teve mais de 200 visualizações e está salva na página Direitos Humanos ES na rede social.

A live foi mediada pela gerente de Políticas para a Juventude, Fabrícia Barbosa, e contou com a participação dos gestores da SEDH Aline Passos e Fabrício Pancotto, que iniciaram sua trajetória nos Direitos Humanos por meio dos movimentos estudantis. O evento de comemoração contou ainda com apresentações do artista visual Fred Farias e da poeta Thaís do Gueto.

O Dia Internacional da Juventude foi instituído para mostrar a importância dos jovens como parte essencial do processo de mudanças sociais para um mundo mais justo e consciente. A data foi criada em 1999, por meio da resolução 54/120, pela Organização das Nações Unidas (ONU), após a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, realizada em Portugal.

O ex-gerente de Políticas para a Juventude da Secretaria de Direitos Humanos, Fabrício Pancotto, destacou algumas conquistas ao longo dos anos no Espírito Santo.

“Celebrar este dia é dar um vigor para a gente reabastecer nossas energias e  olhar para frente, para esse futuro desafiador que é o de ser jovem no Brasil e no Espírito Santo. Muitas coisas nos ajudam a enfrentar tudo isso e a melhorar a vida da população jovem. São várias conquistas que a própria população jovem conseguiu, com muita luta e resistência, ao longo das últimas décadas. Algumas delas são o Conselho Estadual de Juventude no Espírito Santo, a Gerência para as Políticas de Juventude, os conselhos municipais de Juventude por todo o Estado, os espaços de conferência que unem as juventudes do País inteiro e, além de tudo isso, o Estatuto da Juventude, que completou sete anos. Hoje é dia de celebrar a resistência dessa galera e dizer que estamos juntos”, disse Fabricío Pancotto.

A gerente de Promoção de Direitos e Cidadania da Secretaria de Direitos Humanos, Aline Passos, falou sobre a capacidade transformadora das juventudes.

“O movimento estudantil foi a minha grande escola. Foi quando comecei a ter contato com as políticas públicas e me apaixonei por isso. Política de juventude é a pauta que pretendo sempre defender em todos os espaços que eu estiver, porque a juventude é transformadora. A gente mesmo vê, agora com a pandemia, a quantidade de coletivos juvenis que mobilizaram doações dentro de suas comunidades. Esse é um 12 de agosto que a gente celebra com muita esperança de que essa geração está aí para fazer a diferença”, defendeu Aline Passos.

Durante a live, foram destacados também o lançamento do JuventudES Emergencial, do site JuventudES, e também o projeto dos Centros de Referência das Juventudes (CRJ’s), que serão implantados no Estado.

“O Governo do Estado tem se colocado muito na questão do diálogo. Temos conseguido fazer entregas relevantes mesmo com a pandemia, que está sendo um período em que temos que nos reinventar totalmente. E estamos fazendo isso muito bem. Todo mundo foi pego de surpresa. Teríamos a Conferência Estadual da Juventude, mas precisamos adiar porque entendemos que fazer algo virtual não representaria todas as juventudes. Vai acontecer em um momento que seja seguro para todos e todas”, destacou a gerente de Políticas para Juventude, Fabrícia Barbosa.

Juliana Borges
juliana.paiva@sedh.es.gov.br