Jovens participam do Juventudes no Trampo em Balneário Ponta da Fruta

30/12/2021 11h35 - Atualizado em 05/01/2022 11h53

Em uma ação itinerante do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha, mais de 20 jovens de Balneário Ponta da Fruta, em Vila Velha, participaram do Juventudes no Trampo, uma oficina de preparação para o mercado de trabalho.

Essa formação é fruto do projeto CRJ nas Ruas, que identificou a demanda dos jovens do bairro em visita à comunidade. Os jovens de Balneário Ponta da Fruta e de outros 20 bairros de Vila Velha são atendidos gratuitamente no CRJ Terra Vermelha.

"O CRJ está aqui em Balneário. Isso é importante, porque é difícil para nós, jovens, sairmos daqui para outros lugares.  Vocês aqui motivam todos os jovens a participarem e aprenderem mais", afirmou uma das participantes da oficina, Tainá Ferreira,  de 20 anos.

Para a lider comunitária do bairro, Evelyn Neto, reconheceu a importância do trabalho itinerante do CRJ. "Nosso bairro é fruto de um loteamento de 42 anos que foi entregue sem as benfeitorias necessárias pra dar a qualidade de vida que a população precisa. Não temos até hoje qualquer equipamento de esporte e lazer. O CRJ vem pra ajudar a buscar a juventude e contribuir na formação desse público que vem crescendo muito na nossa região. Pra nossa surpresa, tivemos no primeiro encontro a participação de 28 jovens e não vemos a hora de termos mais serviços que os atendam", disse.

CRJ

O CRJ é um espaço público moderno para acolher o jovem de 15 a 24 anos. Conta com salas multiuso para oficinas, recepção, laboratório temático e de dança. Além disso, há computadores que podem ser usados para fazer trabalhos de escola ou mesmo para trabalho. Tudo isso de graça.

Além dessa infraestrutura de ponta, a equipe interdisciplinar do CRJ, que conta com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social, está preparada para atender e acompanhar os jovens em suas necessidades.

“Acreditamos nas potências das juventudes. Em breve, vamos ter o nosso grande projeto em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs em dez cidades, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles, que integram o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A implantação do CRJ é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Bem Brasil, definida após ampla seleção pública para fazer a gestão do espaço.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br