Jovens dos CRJs aprovados no Ensino Superior e Técnico são recebidos no Palácio Anchieta

O governador do Estado em exercício, Ricardo Ferraço, recebeu, nessa quinta-feira (27), no Palácio Anchieta, em Vitória, um grupo de 26 jovens que frequentam os 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs), do Governo do Estado. Eles foram aprovados em instituições de Ensino Superior e Técnico. Alguns deles terão a oportunidade de estudar gratuitamente em instituições particulares com apoio do Programa Nossa Bolsa.
Deste grupo, dez jovens foram aprovados para cursos em universidades federais, sete para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), oito para instituições privadas e dois para outras instituições. Design Gráfico, Física, Mecatrônica, Medicina, Serviço Social, Administração, Fisioterapia, Farmácia, Engenharia de Produção, Técnico em Controle de Qualidade, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Sanitária e Ambiental são alguns dos cursos em que as juventudes vão ingressar ainda este ano.
“Poder contribuir com a formação dos jovens é muito gratificante. Temos a certeza que todos se sentem muito realizados e compartilham desse sucesso. É importante destacar o trabalho dos CRJs que estão instalados estrategicamente em localidades com maiores desafios, em que se faz necessária uma maior presença do Estado. São espaços de atenção, troca de experiências e incentivo. Muito bacana quando os resultados das políticas públicas são diretos e fazem a diferença na vida das pessoas. É uma enorme satisfação tê-los aqui na sede do governo capixaba”, afirmou o governador em exercício.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, comentou a importância destas conquistas para as juventudes. “Ver este quantitativo de jovens conquistando seus sonhos é motivo de muita alegria para nós que trabalhamos para que as juventudes tenham acesso às oportunidades”, enfatizou.
Kaio Vitor Rodrigues, de 18 anos, é um dos jovens que se prepara para começar o curso de Enfermagem, com custeio total da mensalidade por meio do Nossa Bolsa. Ele utilizou o espaço do CRJ Terra Vermelha, em Vila Velha, para estudar, para encontrar os amigos e receber ajuda no processo de preparação dos documentos de inscrições. “Sempre tive interesse pela área de saúde e resolvi escolher a Enfermagem. Não tenho condições de pagar o curso agora, então, a bolsa vai me ajudar muito a dar esse passo”, relatou.
Centro de Referência das Juventudes
Os CRJs promovem a autonomia e o protagonismo juvenil, atendendo às demandas locais, com o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais. Com 14 unidades distribuídas em dez municípios, integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Jones dos Santos Neves, os dois primeiros CRJs criados, têm 92% de aprovação. Em 2022, foram 60 mil atendimentos; em 2023, 90 mil; e, em 2024, foram 140 mil atendimentos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422
Assessoria de Comunicação do Programa Estado Presente
Marcus Vieira
(27) 3134-1447
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br