Jovem talento do CRJ Flexal vai participar do programa Vale Música
.jpeg?v=638790339986319730)
O som e o ritmo que lideram a bateria e dão o tom certo vêm das mãos de um menino tímido, de apenas 14 anos. Sua personalidade contrasta com a liderança que ele exerce dentro do grupo em que toca, toda semana, nos ensaios da oficina de percussão do Centro de Referência das Juventudes de Flexal, em Cariacica. Seu talento musical acaba de permitir ao jovem Athus Vicente ser selecionado para o programa Vale Música.
Athus é um jovem ativo no CRJ Flexal, onde costuma ir todos os dias para participar também da oficina de dança, teatro e encontrar os amigos. A percussionista e educadora social do CRJ, Viviane Barreto, conta que motivou todos os alunos a participarem da seleção e destaca o grande potencial de Athus.
“Logo que chegou o Athus demonstrou muita intimidade com os instrumentos, porque já tem uma base de banda marcial, da escola. Mas aqui ele pode aprender a tocar outros instrumentos. Ele foi criando também um perfil de liderança. Antes do trabalho de percussão nós fizemos um trabalho de acolhimento, de desenvolver a autonomia. E ele chegou até nós muito tímido e quase não abria a boca. Agora, ele é quem lidera a bateria”, explicou.
A partir de amanhã, dia 1º de abril, Athus participará das diferentes formações do projeto Vale Música, no qual ele pode permanecer até os 29 anos de idade, se quiser. Para chegar até lá ele passou por um processo de seleção, se apresentando para uma banca e mostrando seu conhecimento nos instrumentos que costuma tocar: repique, surdo e caixa.
A música está presente na vida de Athus desde a infância. O pai é multi instrumentista, passou por diferentes bandas e, segundo o filho, ficou orgulhoso da oportunidade que ele recebeu de se aperfeiçoar. Da mãe ele recebeu o maior apoio e incentivo para participar: “Ela disse que não vai me deixar faltar nenhum dia”, revelou ele.
Para o futuro, tudo o que Athus pensa está bastante relacionado à música e quer incentivar os colegas a seguirem o mesmo caminho.
“Penso só na música mesmo. (O curso) É uma oportunidade ótima porque, no futuro, eu posso ser um maestro ou ritmista, aprender outros instrumentos. Aqui, na oficina, tem gente igual e melhor que eu, que poderia participar do curso. Acho que me vendo lá eles também vão se animar”.
CRJ como espaço de crescimento
Foi por meio do contato com a percussionista Viviane Barreto, nas atividades do CRJ Flexal, que Athus foi motivado a participar da seleção do programa Vale Música. Ela também participou do programa, teve oportunidade de aprender e viajar para várias cidades brasileiras e até para o exterior.
“Fiquei um ano estudando e participei de uma série de concertos em homenagem a Heitor Villa Lobos. Nós fomos para levar o congo para sete cidades do Brasil e terminamos no Japão, tocando em Tóquio e Nagoya. Foi uma experiência muito rica, que me deu essa grande oportunidade de conhecer diferentes lugares, culturas e também outros músicos”.
Para ela, é gratificante perceber que compartilhar essas experiências e conhecimentos pode provocar mudanças nas realidades de vida dos jovens que passam pelo CRJ.
A oficina de percussão do CRJ Flexal acontece duas vezes por semana e os jovens interessados podem procurar o espaço para buscar mais informações e se inscrever.
CRJ Flexal
Telefone: (27) 9 9893 3257
Email: crjflexal@institutoraizes.org
Centro de Referência das Juventudes
Os CRJs promovem a autonomia e o protagonismo juvenil, atendendo às demandas locais, com o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais. Com 14 unidades distribuídas em dez municípios, os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. A execução do CRJ Flexal é feita em parceria com o Instituto Raízes.
Assessoria de Comunicação do Programa Estado Presente
Marcus Vieira
(27) 3134-1447
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br