Inscrições abertas para ofertar oficinas e mostras de cinema na Serra

09/05/2022 07h40

Estão abertas as inscrições para o Edital de Chamamento do projeto “Olhares – Oficinas audiovisuais”, uma chamada pública que vai selecionar duas Organizações da Sociedade Civil para a realização de 24 oficinas e seis mostras audiovisuais no município da Serra. As oficinas serão voltadas para jovens de 12 a 29 anos, domiciliados em seis bairros com maior índice de vulnerabilidade social.

Na capacitação em audiovisual, os jovens vão aprender desde roteiro até a edição, passando por noções de filmagem, fotografia e produção. Haverá ainda oficinas de animação em audiovisual, elaboração de projetos e formação cineclubista.

A ideia é que em cada um desses bairros se crie um núcleo de produção audiovisual. A iniciativa cumpre metas estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, como a que trata da democratização do acesso à cultura, que tem como uma das estratégicas “diversificar as políticas culturais para atender às diversas faixas etárias e gêneros, com ênfase na integração familiar e social, inclusive com atividades artístico-culturais no ambiente escolar e em espaços comunitários, visando a ampliar a fruição cultural, com atenção para as áreas de vulnerabilidade social”.

O chamamento público do projeto “Olhares – Oficinas audiovisuais” foi viabilizado pelo Convênio Federal Nº 868711/2018, firmado entre o Governo Federal, por intermédio da Secretaria Especial da Cultura/Secretaria do Audiovisual (SAv), e o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

O investimento é de R$ 307.844,00. Uma Organização da Sociedade Civil será selecionada para a realização das oficinas e a outra para as mostras. Cada Organização da Sociedade Civil poderá apresentar apenas uma única proposta, isto é, entre os dois lotes existentes, a OSC vai ter de optar para qual lote encaminhará a proposta. As Organizações deverão apresentar propostas entre o dia 04 de maio e o dia 03 de junho, por meio do Mapa Cultural

O Chamamento faz parte do ES+Criativo, programa estadual de desenvolvimento da economia criativa no Espírito Santo incorporado ao Plano Plurianual do Governo do Estado e coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria) da Secult.

Telefone para dúvidas: (27) 3636 7052
atendimento de 9h às 18h. 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.instagram.com/secult.es/