I Mostra de Direitos Humanos movimenta Centro de Vitória

11/12/2024 17h12 - Atualizado em 12/12/2024 09h29

A 1ª Mostra de Direitos Humanos realizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) está movimentando o Centro de Vitória. Nesta quarta-feira (11) foram realizadas rodas de conversa com temas ligados às juventudes, orientações jurídicas com a Defensoria Pública e apresentações culturais dos jovens que integram os Centros de Referência das Juventudes do Estado. As atividades acontecem no HUBES+, em frente à Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.

 

Além dos serviços, os visitantes podem conhecer duas exposições fotográficas, uma composta por fotografias feitas por jovens que participam de oficina de fotografia no CRJ Guarapari e a outra reúne trabalhos da fotógrafa Jeniffer Ferreira responsável, pela exposição Estado Visível.

 

Nesta quinta-feira (12) as atividades têm início com um diálogo sobre Diversidade de Inclusão, acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, anticapacitismo e saúde emocional. Participam o consultor de inovação Julio Diógenes, Fernanda Simões, da Secretaria de Educação (Sedu) e Fabiani Machado, Consultora em Diversidade, Equidade e Inclusão com formação em Administração de Empresas e Neurociências aplicada a negócios.

 

Para falar sobre Comunicação não Violenta, a mostra vai contar com a especialista em comunicação não-violenta, educadora parental e Coach Materno, Andreza Nagipe e Aline Moreira, advogada especialista em direitos familiar, consteladora familiar  e também especialista em comunicação não violenta. O diálogo acontece das 10h às 12h.

 

No período da tarde, a partir das 14h, o tema do debate será Moradia Digna: Um Direito Humano Fundamental e os Desafios de sua Garantia. A atividade terá a participação da advogada Naiara Paletta; da assistente social, Isabel Cristina; da representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Rosangela Candido Nascimento; e Santos José, estudante internacional da Guiné Equatorial, mestre em Direito e membro da Liga dos Universitários Africanos; além de Brunela Vincenzi, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Ufes.   

  

Na sexta-feira (13) representantes dos movimentos sociais, Conselho Estadual de Direitos Humanos e do Conselho Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo - CEPET/ES se reúnem para diálogo sobre Direitos Humanos no Espírito Santo: vivências, trocas, políticas e afeto.

 

Confira a programação:  

 

12/12 (quinta-feira)

 

9h30h-12h Roda de Conversa: relações inclusivas e anticapacitistas na sociedade e no mundo do trabalho das pessoas com deficiência.

Local: Auditório

10-12h Roda de Conversa: Comunicação Não Violenta.

Local: Sala Labmaker

14h-16h Roda de Conversa Moradia Digna: Um Direito Humano Fundamental e os Desafios de sua Garantia.

Local: Auditório

 

13/12 (sexta-feira)

 

Local: Auditório

10h-12h Roda de Conversa - Direitos Humanos no ES: vivências, trocas, políticas e afeto.

 

16/12 (segunda-feira)

Local: Palácio Anchieta

17h – Posse das candidatas eleitas para atuação no Mecanismo de Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (MEPET/ES) e apresentação do Programa Luz nas comunidades quilombolas.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414 (27) 99309-4008
comunicacao@sedh.es.gov.br