Governo do Estado realiza 4ª Conferência Estadual da Juventude

28/10/2023 16h52 - Atualizado em 30/10/2023 10h49

Nesta sexta-feira (27), tem início a 4ª Conferência Estadual da Juventude do Espírito Santo – Wanderson Crisander, realizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para Juventude e pelo Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE). O encontro acontece até este domingo (29), em Domingos Martins.

Com o tema “Reconstruir no presente, construir no futuro: Desenvolvimento, Direitos, participação e bem viver”, o encontro reúne jovens representantes de diversas cidades capixabas que foram eleitos nas conferências municipais realizadas neste ano. O objetivo da 4ª Conferência Estadual é realizar uma grande consulta pública com a participação da sociedade, buscando a construção de ações coletivas consideradas prioritárias para as juventudes capixabas.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância da conferência para o fortalecimento das políticas públicas para a juventude. “Estamos realizando este encontro, espaço em que jovens de várias partes do Estado vão apresentar suas propostas e, juntos, vão definir as prioridades tanto para o Estado quanto para as ações que o Espírito Santo levará para a Conferência Nacional”, pontuou.

Como preparação para a Conferência Estadual, foram realizados mais de 20 encontros presenciais em cidades capixabas, incluindo as edições virtuais com jovens de escolas agrícolas e com pessoas com deficiência, além de encontros em unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

O subsecretário de Estado de Políticas para as Juventudes, Jiberlândio Miranda, enfatizou a importância do encontro. “O objetivo da Conferência é realizar uma grande consulta pública para buscar a construção de ações coletivas consideradas prioritárias para as juventudes”, frisou.

A presidente do Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE), Fabrícia Barbosa, ressaltou a participação da juventude capixaba. “Nossa expectativa para este encontro é muito positiva. Os encontros municipais mostraram a força e a disposição dos jovens em participar de forma efetiva nas definições das ações públicas voltadas para eles”, disse.

Encontro Nacional

Ao final da 4ª Conferência Estadual da Juventude do Espírito Santo, serão definidos os delegados e as propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, que vai acontecer de 14 a 17 de dezembro deste ano, em Brasília, Distrito Federal.

Programação da 4ª Conferência Estadual da Juventude do Espírito Santo – Wanderson Crisander

Dia 27 (sexta-feira) - Abertura oficial

Dia 28 (sábado)

7h às 08h30– Café da manhã

8h30 às 9h30– Palestra Magna com o tema: Reconstruir no Presente,

Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver.

9h30 às 10h – Orientação sobre os Grupos de Trabalho

10h às 12h– Grupos de Trabalho

12h às 14h – Almoço

14h às 16h – Grupos de Trabalho