Governo apresenta projeto dos CRJs para Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

01/03/2021 10h56
Foto: Márcia Leal/PMCI

Os secretários de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, apresentaram o projeto dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) para o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, e equipe, nesta sexta-feira (26). A implementação dos Centros é a principal ação do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e está previsto que um deles esteja no município.

Os Centros irão ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens.

“Foi o primeiro contato com o município de Cachoeiro no que se refere à implantação do CRJ e CAAD. Uma reunião muito produtiva com o prefeito e equipe da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, que certamente facilitará nosso trabalho junto ao município”, explicou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Paralelo aos CRJs, o Estado Presente em Defesa da Vida também foi pauta do diálogo com a prefeitura, pois o município de Cachoeiro de Itapemirim é um dos abrangidos pelo programa de Governo.

“Os Centros serão implantados em parceria do Governo do Estado com os municípios e com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para fortalecer as ações de prevenção social à violência e redução de vulnerabilidade da juventude. São equipamentos que têm por objetivo ofertar um conjunto de atividades para fortalecer vínculos sociais e comunitários, trabalhando e potencializando as habilidades dos jovens”, explicou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Alvaro Duboc, que atua como coordenador-executivo do Programa Estado Presente.

O Estado Presente, que visa a reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais - homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte - atua em dois eixos: controle da criminalidade e prevenção à violência, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade social.

No município, a equipe da Secretaria de Direitos Humanos também se reuniu com coletivos juvenis para dialogar sobre o projeto dos Centros. “A metodologia de trabalho do CRJ está baseada nessa construção conjunta com as juventudes, no ouvir e conversar sobre as demandas que esses jovens possuem, para que o CRJ de fato chegue atendendo às necessidades deles no que se relaciona à garantia de direitos e criação de possibilidades e oportunidade de educação e trabalho”, explicou a assessora especial e gerente do projeto, Raiana Rangel.

Ainda foram realizadas visitas a possíveis espaços de implementação do CRJ em Cachoeiro de Itapemirim. Os Centros são fruto de uma parceria do Governo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Sobre os CRJs

Os Centros de Referência das JuventudES (CRJs) estão em fase de implementação. Serão espaços de integração social e potencialização da faixa populacional que mais sofre com os índices de violência: as juventudes, sobretudo, as juventudes negras.

Serão 14 CRJs em funcionamento até 2021, com capacidade para atender anualmente uma média de 65 mil jovens.

Os CRJs ofertarão uma gama de serviços, incluindo o acompanhamento integral de jovens para construção de Planos de Vida e Trabalho, tendo como princípios o respeito à diversidade e ao diálogo. Disponibilizará ainda espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico-culturais e esportivos, vivências extraterritório, passagens interestaduais entre outros, tendo a gestão compartilhada como premissa, e se configurando como a principal entrega pública para as Juventudes já realizada no Espírito Santo. Saiba mais: https://bit.ly/3kyJlm0

CAAD

A implementação de um Centro de Acolhimento de Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) em Cachoeiro de Itapemirim também foi pauta na reunião com o prefeito Victor Coelho. Já existe uma unidade em Vitória, e o projeto de abertura de mais dois no interior do Estado também está inserido no Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O CAAD faz parte do eixo “Tratamento” do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas (Rede Abraço). Por meio do Centro, pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares têm acesso a profissionais especializados e a uma gama de serviços para serem acolhidos de acordo com suas especificidades e necessidades.

Conheça mais sobre o CAAD: https://bit.ly/3suM8PV

Juliana Borges