Formação sobre CRJs para as OSCs Bem Brasil e Adesjovem

18/06/2021 08h49 - Atualizado em 28/07/2021 12h18

Por Danielly Campos

Em fase final de implantação dos dois primeiros Centros de Referência das Juventudes (CRJs), no Espírito Santo, o Governo do Estado realiza treinamentos para as equipes que vão atuar nos CRJs. A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) deu início, nesta quinta-feira (17), a uma formação sobre a metodologia dos CRJs para profissionais das Organizações da Sociedade Civil (OSC) Bem Brasil e Adesjovem, no Palácio Fonte Grande, no Centro de Vitória.

Após ampla e criteriosa seleção pública, as OSCs foram selecionadas para a gestão dos CRJs de Terra Vermelha, em Vila Velha, e de Feu Rosa, na Serra, respectivamente. A qualificação conta com palestras sobre o histórico das políticas públicas de juventudes e a estrutura de funcionamento do CRJs.

Nos Centros de Referência das Juventudes, os jovens de 15 a 24 anos vão poder fazer cursos, oficinas, usar espaços de coworking, laboratórios, construir planos de trabalho e de vida, fazer passeios fora do território, entre outros. Os serviços prestados serão na área de cultura, lazer, trabalho e direitos humanos.

“Esse momento de formação é muito importante para que as OSCs possam iniciar os trabalhos nas comunidades. Em breve, vamos ter o nosso projeto realizado nos municípios de Vila Velha e na Serra. Depois, será em todo o Estado, que vai contar com 14 CRJs. O investimento nessa implantação é de R$ 33 milhões, dentro do Programa Estado Presente. Assim, vamos dar ainda mais oportunidades para as nossas juventudes”, afirmou a secretária de Estado de Diretos Humanos, Nara Borgo.

As OSCs Bem Brasil e Adesjovem vão iniciar os trabalhos nos territórios, após a assinatura dos termos de colaboração com essas entidades, que deve acontecer em breve.

Localização

Os CRJs serão implantados em dez municípios do Estado Presente em Defesa da Vida. São eles: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz, nos territórios mais vulneráveis em relação à violência.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida visa a reduzir os índices de violência e criminalidade no Espírito Santo, com foco especialmente em crimes letais — homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte —, atuando em dois eixos: controle da criminalidade e prevenção à violência, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões com altos índices de vulnerabilidade social.

A implantação dos CRJs integra os 37 projetos do eixo de Proteção Social. Ele conta com a parceria dos municípios e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Serviço:

Programação da Formação para OSCs

Data: 17/06 (quinta-feira)

Formação “O olhar sobre as diversas juventudes”

Formação “Histórico das políticas públicas de Juventude no Brasil e no Espírito Santo”

Data: 18/06 (sexta-feira)

Formação Metodologia dos CRJs - eixos, núcleos de atuação e atribuições profissionais

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
consultoria.bid@sedh.es.gov.br