Fames lança programa de bolsa monitoria digital para alunos de graduação em música

15/07/2020 16h04

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) lançou o Programa de Bolsa Monitoria Digital, destinado aos alunos matriculados nos Cursos de Graduação. Em substituição ao programa de bolsa monitoria tradicional, inviabilizado pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), a nova modalidade foi adaptada às atividades não presenciais.

Os monitores vão atuar, principalmente, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na execução de atividades teórica e prática de caráter pedagógico. Sob a supervisão de uma Comissão de Apoio às Atividades Não Presenciais, o programa terá como objetivos:

• Democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública;
  • Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior;
  • Reduzir as taxas de retenção e evasão;
  • Contribuir para a promoção da inclusão social pela educação;
  • Contribuir para a melhoria do ensino de graduação;
  • Estabelecer novas práticas e experiências pedagógicas;
  • Fortalecer a articulação teoria/prática e a integração acadêmica entre discentes e docentes.

As vagas para o programa serão preenchidas por meio do Edital de Processo Seletivo, que será publicado posteriormente, com as regras de seleção.

A seleção dos candidatos será realizada por meio do cruzamento de dados dos alunos, referentes ao aproveitamento acadêmico e à vulnerabilidade social.

Os estudantes selecionados vão realizar as atividades em regimes de seis ou doze horas semanais, com remunerações de R$ 250 e R$ 500, respectivamente.

De acordo com o diretor da Fames, Fabiano Araújo, a estratégia foi criada para ampliar a participação dos alunos na vida acadêmica da Faculdade, já que a rotina normal de estudos teve uma alteração radical desde março deste ano.

“Esperamos como resultado dessa iniciativa contribuir para o sucesso acadêmico dos alunos, por meio de uma participação mais ativa no dia a dia da instituição. Os bolsistas terão condições de ter uma iniciação na prática da docência, utilizando as ferramentas de ensino à distancia mais avançadas da atualidade”, afirma.

O Programa de Bolsa Monitoria Digital foi regulamentado pela Resolução 08/2020, que já está disponível no site da Fames.

Assessoria de Comunicação da Fames
Sandro Costa Barbosa