Estado Presente: trabalho de CRJ é destaque em Encontro com a Juventude Negra

07/03/2023 16h16 - Atualizado em 09/03/2023 07h25

Por Danielly Campos

 

O trabalho do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Território do Bem, em Vitória, vai ser destaque no IV Encontro com a Juventude Negra do Ministério Público do Espírito Santo (MPES): Identidade e Territórios, que acontece no próximo dia 17, na sede do MPES, na Enseada do Suá, na Capital.

A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição pelo endereço ceafcursos.mpes.mp.br. A apresentação do CRJ, que vai acontecer a partir das 15h, será feita pela coordenadora institucional do Ateliê de Ideias, Geisiane Texeira, entidade parceira do Governo do Estado na execução do CRJ no Território do Bem.

 

CRJ Território do Bem



O CRJ Território do Bem oferta uma série de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. No local, são ofertados cursos, oficinas para a geração de renda; atividades de esporte, cultura e lazer; acompanhamento integral de jovens para a construção de planos de vida e de trabalho; internet e o uso de computadores para estudo e trabalho.

O CRJ Território do Bem é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Ateliê de Ideias, definida após ampla seleção pública. Ele é um projeto que integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.


Estado Presente



O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. 

“Esta é mais uma importante entrega do Governo do Estado para as juventudes. Já inauguramos todos os CRJs que planejamos. Eles estão transformando vidas e trazendo mais oportunidades para as nossas juventudes. Esses equipamentos representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga das juventudes que se concretizou”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br