Estado Presente: Sons da Favela é a festa de aniversário de um ano do CRJ São Torquato neste sábado (23)

20/09/2023 16h04


Por Danielly Campos

 

Aquela celebração de respeito é o que a gente espera para o aniversário de um ano do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Torquato, em Vila Velha. A festa Sons da Favela – aqui se faz, aqui se kria promete e acontece neste sábado (23), às 15h, no Ginásio Osvaldo Ruy, que também fica no bairro.


O primeiro som da festa é da Bateria da Escola de Samba Unidos de São Torquato. Nem é preciso dizer que não dá para resistir a esse batuque. Vão rolar ainda apresentações musicais e de dança, batalha de MCs, sarau de poesias e samba itinerante. Tudo que a gente ouve na periferia, e se diverte.


O CRJ São Torquato tem feito a diferença na vida dos jovens de 15 a 24 anos da região. Ele é o 14° CRJ que o Governo do Estado inaugurou em dez cidades capixabas para garantir direitos e gerar oportunidades de vida. Ele oferta de graça oficinas, cursos para geração de renda, computadores para lazer, trabalho e estudo, empréstimo de equipamentos de audiovisual, passagem de ônibus, entre outros serviços. 

“Um belo trabalho está sendo desenvolvido nos CRJ em São Torquato. Isso porque, o Governo do Estado acredita nas juventudes. Por isso, fez o maior investimento da história na implantação de 14 CRJs em dez cidades. Estamos fazendo a diferença nas comunidades do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, transformando vidas”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

 

CRJ São Torquato

O CRJ São Torquato, localizado em Vila Velha, oferta uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. O destaque vai para a oferta de cursos; oficinas para a geração de renda; atividades de esporte, cultura e lazer; acompanhamento integral de jovens para a construção de planos de vida e de trabalho; internet e o uso de computadores para estudo e trabalho.

O CRJ é fruto de uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) com o Instituto Ellos de Inclusão Social, definido após ampla seleção pública para a gestão do CRJ. 

 

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.

O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. Saiba mais em juventudes.es.gov.br.

 

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br